Cidade de Nova Petrópolis RS E 8 Coisas Que Você Deveria Saber!

De antemão, a cidade de Nova Petrópolis RS é um dos destinos mais bonitos do sul do país. Apelidada carinhosamente como “Capital Nacional do Cooperativismo” e “Jardim da Serra Gaúcha” a cidade é repleta de coisas legais para fazer.

Anúncios

a cidade de nova petrópolis e 8 coisas que você precisa saber

Afinal, é cheia de pontos turísticos como mirantes e cachoeiras e dona de muita história e tradição. Definitivamente, você não vai se arrepender de colocar esse pedacinho do interior do Sul no seu roteiro.

Portanto, antes de fazer as suas malas para a Serra Gaúcha confira 8 coisas que você deveria saber sobre Nova Petrópolis RS antes de viajar! Nesse meio tempo encante-se com a cultura e beleza natural que a cidade tem a oferecer.

1 – Sobre a cidade de Nova Petrópolis

Nova Petrópolis RS
Imagem: Blog RDC Férias

Primeiramente, é importante que você saiba alguns aspectos importantes sobre a cidade. Pois, cada metro quadrado do sul possui uma linda história que reflete nas tradições e costumes.

Anúncios

Nova Petrópolis RS foi colonizada por imigrantes alemães e os vestígios permanecem forte até hoje por todos os lados.

A língua alemã é preservada até dos dias atuais. Bem como danças e musicas típicas juntamente com a deliciosa gastronomia e arquitetura.

O Jardim da Serra Gaúcha é uma cidade turística palco de história e muita cultura. Ao passo que são relembrados todos os anos pelos eventos tradicionais, veja só:

Magia da Páscoa (Semana Santa);

Festimalha (Maio);

Festival do Folclore (Agosto);

Feira do Livro (Novembro);

Natal em Cores (Dezembro);

Verão no Jardim da Serra Gaúcha (Janeiro a março);

Festa do Figo (Fevereiro);

Festival Sabores da Colônia (Junho);

Rural Show (Junho de 2 em 2 anos);

Kerb in Tannewald (Setembro);

Festival da Primavera (Setembro).

Os meses de inverno são acinzentados e posteriormente a primavera chega cheia de vigor. Ao mesmo tempo ilumina todos os canteiros da cidade pelas cores e diversos perfumes das flores.

2 – História da cidade de Nova Petrópolis RS

história de nova petrópolis
Imagem: Família Bandini

A princípio, bem no começo do século XIX a região do sul era um grande problema ao país. Isso se deve ao fato da liberdade ser conquistada recentemente. Então, nesse meio tempo a segurança e infraestrutura dessas terras era uma grande dor de cabeça para o governo federal.

Em outras palavras, o local era palco de várias disputas entre os portugueses e espanhóis. Simultaneamente o Brasil não tinha exército, principalmente na região do Rio Grande do Sul. Bem como naquela época também não se podia confiar nos portugueses.

Depois de um certo tempo, finalmente veio uma luz no fim do túnel e o governo brasileiro resolveu fazer propaganda na Europa sobre as vantagens em morar nas “Terras do Pau Brasil”.

Dessa forma, as famílias interessadas ganhariam a passagem, isenção de impostos e direito a uma das colônias. Assim, o objetivo era que os europeus ocupassem as terras e em troca os homens serviriam ao exército para manter a segurança.

A fundação da cidade de Nova Petrópolis RS

Antecipadamente, em meados do século XIX as terras eram habitadas por índios. Posteriormente as tribos foram desalojadas voluntariamente ao passo que a cidade de Nova Petrópolis RS em 7 de dezembro de 1858 foi fundada por imigrantes alemães.

Os novos moradores do Jardim da Serra Gaúcha vieram da Pomerânia, Saxônia, Boêmia e Hunsrud. Assim, a historia é preservada até hoje e revivida por vários monumentos e museus.

Primordialmente as terras tinham 35 mil hectares e no ano de 1866 apenas 991 habitantes. Já no ano de 1912 8500 habitantes a atualmente o número da população do município é de 19.405, segundo os últimos dados do IBGE.

3 – O município é considerado a Capital Nacional do Cooperativismo

De antemão, foi na cidade de Nova Petrópolis no Rio Grande do Sul que surgiu o Cooperativismo de Crédito. Dessa forma a região é considerada o berço de toda a América do Sul.

Na data de 28 de dezembro de 1902 o Padre suíço Theodor Amstad fundou na cidade o primeiro modelo de cooperativismo. Ou seja, foi essa ideia que deu origem ao sistema de crédito cooperativo que conhecemos hoje.

Assim o modelo de crédito se espalhou fortemente por toda a nação. De antemão, no parque Aldeia do Imigrante você encontra o Museu da Cooperativa Sicred Pioneira.

4 – A cidade de Nova Petrópolis RS é dona de uma forte cultura alemã

Folclóre de nova petrópolis
Imagem: Radio Caxias

A quarta coisa que você deveria saber sobre Nova Petrópolis RS antes de fazer as suas malas, é com relação a cultura. Afinal, a região é dona de um forte costume vindo das origens alemãs.

Maior parte da população tem origem germânica, ao passo que vieram basicamente das seguintes regiões antigas: Reino da Prússia, Reino da Baviera e Boêmia.

Nesse sentido, os idiomas Pomerano, Boêmio e Hunsruck se instalaram das terras da “Capital do Cooperativismo de Crédito”. Atualmente, a língua medieval Husruck é falado até hoje na Alemanha, conhecido como Hunsruckisch.

Com o decorrer do tempo, a língua sofreu influência portuguesa. Mas, apesar disso é ensinada nas escolas até os dias atuais. Logo, 70% da população de Nova Petrópolis é falante do idioma. Ao passo que são distribuídas entre as áreas urbanas e rurais.

5 – O café da Manhã Colonial típico da cidade de Nova Petrópolis é uma delícia!

café da manhã colonial
Imagem: GP Hotéis e Resorts

Antes de mais nada, o café da manhã colonial do Jardim da Serra é uma delícia e vai encantar o seu paladar! Sabemos que essa é a refeição mais importante do dia, não é mesmo?

Só que na região da Serra Gaúcha as guloseimas são servidas o dia todo, de manhã até a noite. Em outras palavras, são vários estabelecimentos que servem o típico café da manhã colonial abertos até a noite!

Assim como os pontos turísticos, as conveniências mais importantes da cidade merecem a sua visita. Desde já, essa deliciosa refeição é baseada nas origens europeias e cresceu junto com o colonialismo.

Ou seja, isso significa que as receitas europeias se uniram a mistura deliciosa que só o Brasil tem. Definitivamente, o resultado são pratos exclusivos e que deixam os moradores e turistas com água na boca.

Onde tomar o café da manhã colonial na cidade de Nova Petrópolis RS?

Você não vai perder essa oportunidade incrível na Serra Gaúcha, vai? De antemão, separamos para você algumas sugestões de lugares para começar o seu dia. Pois dessa forma o seu corpo ganhará muito vigor para visitar os atrativos turísticos da cidade.

Café Colonial Serra Verde

No Café Colonial Serra Verde você encontra a mistura perfeita da culinária alemã e francesa. Antes de mais nada peça a famosa pizza de pão caseiro com linguiça. Além dos demais quitutes essa é uma iguaria da casa.

Café Colonial Recanto dos Plátamos

Primordialmente é importante mencionar que o Café Colonial Recanto dos Plátamos é quem fabrica as geleias. No paladar fica maravilhoso com os pães e bolos servidos no local.

Desde já, são diversas receitas e pratos que fazem parte da mesa do café. Como por exemplo as linguiças artesanais e os deliciosos salgados fritos no mesmo instante.

Sabor do Campo Café Colonial

Nesse meio tempo o Sabor do Campo Café Colonial tem uma grande importância na culinária de Nova Petrópolis. Afinal, é um estabelecimento que chama atenção tanto pelas guloseimas quanto pela arquitetura.

A natureza verde e esplêndida cerca o ambiente rústico do café. De fato, o cenário enche os olhos dos clientes. Juntamente com os pratos típicos da região, como o strudels e waffles.

Além disso, o cardápio é repleto por pães recheados, bolos e demais bebidas quentinhas!

Opa’s Kaffe e haus

Da mesma forma que as outras opções citadas anteriormente, o Opa’a Kaffe e haus é considerado um dos melhores do município. Bem como o café colonial mais delicioso de toda a Serra Gaúcha.

O cardápio por completo é cheio de iguarias que dão água na boca. De antemão são geleias com frutas de época e bolos deliciosos servidos no café da casa.

Além disso, um dos destaques está no saboroso requeijão regional e a torta de cebola. Portanto, experimente-os com torresmos, queijos e frios presentes no menu.

Definitivamente, são muitas opções de comidas e bebidas. Aliás, todas misturam o melhor da culinária alemã e italiana, juntamente com o toque brasileiro que só o nosso país tem.

6 – A temperatura média geral de Nova Petrópolis é de 8°C a 28°C

A sexta coisa que você precisa saber antes de viajar e planejar o seu roteiro é sobre o clima da cidade. Em síntese, os meses de verão são mornos e úmidos e o inverno é ameno.

Seja como for, o tempo na maior parte do ano é com precipitação e céu parcialmente encoberto. Dessa maneira, a temperatura média geral varia entre 8°C a 28°C.

Apesar disso, em casos raros o inverno pode chegar a ser inferior a 1°C e os dias de verão superiores a 33°C.

Qual é a melhor época do ano para visitar a cidade de Nova Petrópolis?

A cidade de Nova Petrópolis no Rio Grande do Sul é cheia de atividades para fazer ao ar livre. Assim como trilhas, jardins, parques, mirantes e labirintos.

Portanto, a melhor época do ano para programar a sua visita é do meio de fevereiro ao meio de abril. Ou então, no final de outubro ao meio do mês de janeiro. Pois durante essas datas os climas estão agradáveis e com pouca chuva.

7 – A melhor forma para chegar é saindo de Porto Alegre

A princípio a cidade é interior do Rio Grande do Sul faz parte da Rota Romântica da Serra Gaúcha. Sendo assim, são aproximadamente 35km de distância de Gramado.

Antes de mais nada, a melhor forma para chegar no “Jardim da Serra” é saindo de Porto Alegre. Se você for fazer a sua viagem de carro, um bom trajeto é pela BR-116. Ou então pegue um ônibus através da Estação Rodoviária.

8 – Nova Petrópolis é cheia de atrações turísticas – Veja o que fazer em Nova Petrópolis RS

Após conhecer sobre as 8 coisas que você deveria saber sobre Nova Petrópolis, é chegada a hora de desfrutar de toda a cultura e história de pertinho.

Portanto, é fundamental que você inclua no seu roteiro os principais atrativos da região. Desde já podemos citar opções maravilhosas, tais como:

Praça das Flores;

Labirinto verde;

Monumento do cooperativismo;

Parque Aldeia dos imigrantes;

Esculturas Parque Pedra do Silencio;

Parque Ninho das Águias;

Monte Malakoff;

Cascata do Panelão;

Cervejaria Edelbrau;

Casa Amarela;

Museu da família Alberto Hillebrand.

Então, preste muita atenção e confira todos os detalhes de cada lugar nos tópicos abaixo!

Praça das Flores

Praça das Flores Nova Petrópolis RS
Imagem: Ninho de Jiripoca

Antecipadamente, a Praça das Flores é referente a Praça da República, no centro do munícipio. Posteriormente, o nome foi dado carinhosamente por ter vários canteiros de flores. Bem como o local é repleto também por muito verde e encanta os visitantes.

O labirinto verde, o monumento “Portal da Imigração” e “Cooperativismo também fazem parte desse cenário. Juntamente com as lojinhas e cafés espalhados aos arredores.

Labirinto Verde

Labirinto Verde Nova Petrópolis RS
Imagem: Mala Pronta Gramado

O labirinto verde está situado na Praça das Flores desde o ano de 1989 e o morador ilustre Hans Hesse foi quem teve a ideia da criação da atração turística. Atualmente os ciprestes têm 1 metro de altura, dessa maneira a pessoa pode refazer o caminho quantas vezes for necessário.

A primeira vista o percurso demora um tempo médio de 20 minutos e o objetivo principal é chegar ao centro. Pois, exatamente nesse local o turista conta com uma grande surpresa: a vista mais linda da cidade.

Monumento do cooperativismo na cidade de Nova Petrópolis RS

monumento cooperativismo nova petrópolis rs
Imagem: Viagens e Caminhos

O monumento do cooperativismo também se encontra na praça das flores. Sobretudo, a obra de arte retrata a importância da união entre as pessoas. Bem como, preza pelos os valores que ajudaram a construir a cidade.

Essa foi uma forma e de homenagear a cidade e do mesmo modo celebrar o centenário da primeira cooperativa de crédito no Brasil.

Parque Aldeia do Imigrante

parque aldeia do imigrante
Imagem: Quanto Custa Viajar

Primordialmente cada espaço do Parque da Aldeia conta história da colonização. Assim como valoriza a cultura alemã por meio de construções germânicas e lojas de artesanato.

Desde já é importante saber que no local estão recheados de guloseimas coloniais. Aliás, esse é um dos maiores destaques dos pontos turísticos da região.

A saber a criação do estabelecimento foi para preservar a história e o passado da colonização alemã. Nesse sentido, o espaço se divide em dois ambientes: a Aldeia Bávara e a Aldeia Histórica. Ao mesmo tempo, o último ambiente citado se refere a representação da história em forma de museu vivo.

A inauguração do parque e toda a sua infraestrutura foi em 12 de janeiro de 1985. Na verdade, o lugar ocupa uma área de 10 hectares, a maior parte de mata nativa da região.

Ao chegar, bem na entrada você encontra a “Aldeia Bávara” com lojinhas de malhas e produtos artesanais. Logo depois está o “salão do baile”, um quiosque para a preservação do Folclore e o Biegarden, o jardim da cerveja. A construção de ambos os prédios foram para realizar as festas tradicionais de Nova Petrópolis.

Ao mesmo tempo, no meio do parque tem uma reconstrução de prédios antigos que formam a Aldeia Histórica. Assim, eles contam a história da estrutura e funcionamento da Aldeia de Imigrantes nos anos de 1870 a 1910. Bem como algumas construções datam mais de 100 anos de existência.

Parque Pedras do Silêncio

Imagem: Prefeitura de Nova Petrópolis

As esculturas do Parque Pedras do Silêncio valorizam a tradição Alemã através da arte. Dessa forma, o espaço mostra a história da colonização por meio dos monumentos.

O ambiente por completo é bem calmo e repleto de verde. Aliás, o parque tem um roteiro autoguiado e se divide em 4 espaços: saga dos imigrantes, espaço das profissões, culturas e tradições.

O diferencial está na opção de poder levar animais de estimação para fazer uma visitinha! Nesse meio tempo, os artistas gaúchos são os autores de mais de 80 obras em arenito.

Prepare-se para andar! Afinal, a natureza verde do parque tem cerca de 400 metros de extensão. Todavia, os bancos estão distribuídos aos arredores para você poder descansar e contemplar o silêncio da vegetação.

O Parque Ninho das Águias é ideal aos amantes de aventura!

Parque Ninho das Águias
Imagem: Mala Pronta Gramado

Se você gosta de aventura e turismo em meio a natureza, então com certeza vai amar o Parque Ninho das Águias. Pois, o local é um mirante e também é possível praticar voo livre, como asa delta de parapente.

Essa atração turística do Jardim da Serra está a aproximadamente 9km de distância do centro da cidade. Além disso, tem banheiros e água quente para fazer chimarrão enquanto aprecia a bela vista do mirante.

Assim como o Parque da Aldeia, no Ninho das Águias é permitida a entrada de animais de estimação!

Monte Malakoff

Monte Malakoff Nova Petrópolis RS
Imagem: Destinos do Sul

Outra opção de passeio sobre as terras gaúchas é o Monte Malakoff, localizado na zona rural. A princípio a inspiração do lugar foi baseado na tradição da Floresta Negra na Alemanha.

Ao mesmo tempo são milhares de trilhas sinalizadas propícias para fazer caminhada e também praticar o cicloturismo. Os roteiros são autoguiados, assim é impossível se perder na floresta.

Os paredões de basalto juntamente com as paisagens do vale do rio caí, vão te encantar!

Faça uma pausa da Cascata do Panelão

Cascata Panelão
Imagem: Pousada Serra Gaúcha

Acima de tudo, a Cascata do Panelão é próximo ao monte Malakoff citado anteriormente. Sendo assim, o ideal é incluir os dois passeios em um mesmo roteiro. De antemão, os dias propícios para curtir o passeio e a cachoeira são os dias mais quentes.

O ponto turístico está situado entre a cidade de Gramado e Nova Petrópolis a 18km do centro da cidade. As águas são cristalinas e de origem subterrânea, contudo é perigoso entrar debaixo da queda d’agua. Seja como for, a cachoeira é maravilhosa e ideal para curtir a natureza.

Cervejaria Edelbrau

cervejaria edelbrau
Imagem: Hotel Alles Berg

Antes de mais nada, na Cervejaria Edelbrau tem ótimas cervejas e chopes artesanais, típicas da Alemanha. O estabelecimento é perfeito para dar aquela pausa no final da tarde e relaxar.

Primordialmente, o objetivo no negócio é resgatar a tradição festiva dos imigrantes alemães. Em outras palavras, o termo Edelbaru significa em português “cervejaria nobre”.

Nesse sentido, as cervejas mais modernas bem como as tradicionais fazem parte do cardápio de bebidas. Todas presam pela nobreza do sabor e são feitas com ingredientes pré-selecionados. Ao mesmo tempo, as cervejas tradicionais seguem a Lei da Pureza Alemã de 1516.

Gastropub

Simultaneamente com a fábrica de cervejas está o Gastropub, um lugar perfeito para saborear as nobres bebidas juntamente com pratos típicos da culinária alemã.

Aliás, a TripAdvisor elegeu o estabelecimento como o 3° atrativo turístico mais bem avaliado em Nova Petrópolis RS. Também, a cervejaria está de portas abertas para visitação. Assim, você poderá conhecer todo o processo de produção, matérias primas e técnicas utilizadas.

Casa Amarela

Casa Amarela Prefeitura de Nova Petrópolis
Imagem: Prefeitura de Nova Petrópolis

A primeira vista, a Casa Amarela é uma galeria de arte que une a gastronomia e a cultura em um só local. De antemão, o estabelecimento conservas as características da arquitetura original da época.

Ao mesmo tempo as obras de arte contam a história do interior serrano, bem como o desenvolvimento de todo o estado. Vale a pena conhecer o local e também se deliciar com os quitutes típicos da Serra Gaúcha.

O Museu da Família Alberto Hillebrand merece a sua atenção

Museu da família alberto
Imagem: Turismo de Nova Petrópolis

Se você ama história e cultura, o museu da Família Alberto Hillebrand merece a sua atenção. De antemão essa antiga propriedade de Adélia e Ovídeo Hillebrand se tornou um museu.

Dessa forma, cada detalhe mostra da história da família de origem boêmia desde a sua chegada no Brasil. Assim, todo o espaço da antiga estrabaria conseguiu ser restaurado.

Antecipadamente os objetos, moveis, documentos e utensílios históricos conseguiram resgatar a essência, cultura e tradição dessa família com o decorrer do tempo.

👉 AS PESSOAS TAMBÉM PERGUNTAM!

Onde se localiza Nova Petrópolis?

Em primeiro lugar, para qualquer planejamento de viagem é muito importante saber para onde se vai. Não apenas o nome da cidade ou o estado onde ela fica, é necessário saber onde ela está, para depois entender como chegar lá.

Portanto, a informação inicial que você precisa ter é que a cidade, e o município, de Nova Petrópolis fica no RS, o estado do Rio Grande do Sul.

Vizinha de outras pequenas cidades como: Picada Café, São Vendelino, Santa Maria do Herval e a 22 km de Dois Irmãos, a maior cidade da região.

No entanto, para chegar até a cidade é preciso decidir, primeiro, como fazer isso. Você tem as opções padrão ao seu dispor: ônibus, carro ou avião. Contudo, as opções terrestres possuem limitações físicas, em principal, você precisará sair de Porto Alegre, RS.

Seguindo pela opção área tem levará para dois locais, os aeroportos de: Caxias do Sul, Hugo Cantergiani, menor e com menos voos diários e, o de Porto Alegre, Salgado Filho, maior, mais movimentando e rota mais tradicional.

Ou seja, de qualquer forma, você precisará pegar a rota terrestre. Entretanto, não se preocupe, como dito anteriormente, você encontrará a opção do serviço público de ônibus assim como os de carro particular.

Há uma rota padrão, portanto, você seguirá por ela seja lá qual for a opção terrestre que escolher. São 89 km até Nova Petrópolis, trajeto é pela BR-116 ao pegar o trevo da RS-235 em direção ao centro da cidade.

Você poderá pegar uma rota a partir de Florianópolis, a 476 km de Nova Petrópolis. Pegue a BR-101, siga até Terra da Areia, tome a RS-417 e então pela RS-486, chegando na RS-20, em São Francisco de Paula. Daí vá até a RS-235 e tome a rota anterior.

Quantos km tem Gramado a Nova Petrópolis?

Uma das cidades famosas que estão no caminho de centros urbanos até a cidade de Nova Petrópolis é Gramado, conhecida pelo seu clima frio e ambiente charmoso.

Parte da ‘rota romântica’, Gramado, junto de São Leopoldo e São Francisco de Paula e, até a própria cidade de Nova Petrópolis, que fica a cerca de 35 km de lá, é conhecida por sua paisagem belíssima, clima gelado, culturalmente rico e romântico.

No entanto, se o seu objetivo é, apenas, ir de Gramado para Nova Petrópolis, o caminho é bem tranquilo. Como dito, estão separadas por cerca de 35 km, o que promove uma viagem de aproximadamente uma hora através da RS-235,

Qual cidade vem depois de Nova Petrópolis?

Para além de Nova Petrópolis, você encontrará outras cidades aconchegantes e inspiradoras que oferecem muito charme para sua estadia.

Contudo, como o Gramado, há alguns lugares especialmente interessantes para se conhecer.

Por exemplo, a pequena e deslumbrante Canela, ou as famosas Bento Gonçalves e Caxias do Sul.

Cada um desses destinos oferece um tipo de passeio diferente, portanto, você terá opções para curtir a Serra Gaúcha de um jeitinho bem especial e único baseado apenas para onde ir.

Em Canela, você encontrará clima frio e hospedagens aconchegantes para curtir a serra e a rota romântica. Além disso, há passeios naturais incríveis para você, como o Parque da Ferradura e o Parque do Caracol, lar da famosa Cachoeira do Caracol.

No entanto, em Bento Gonçalves, os roteiros mais famosos são aqueles ligados aos passeios pela ferrovia – que corta essa e várias outras cidades – e a visitação às vinícolas e vinhedos famosos da região.

Enquanto isso, Caxias do Sul, a segunda maior cidade do estado, você encontrará opções urbanas e rurais para os seus passeios.

Na cidade, há passeios históricos a museus, igrejas, catedrais, como a Catedral Diocesana de Caxias do Sul e vinícolas, como o Castelo Medieval, Chateau Lacave, entre outros.

Já, nas regiões rurais do município, você encontrará várias grutas, como a da Terceira Légua e, principalmente, cachoeiras incríveis, como a cascata do Molin, a cachoeira da Conceição da Linha do Feijó e a cachoeira da Mulada.

Entretanto, não pense que são apenas essas cidades que estão além de Nova Petrópolis, há várias outras com opções de passeios incríveis e que valem muito a pena serem visitadas.

As curiosidades sobre o Café Colonial de Nova Petrópolis

O café colonial talvez não seja um marco cultural específico do Rio Grande do Sul, pois Paraná e Santa Catarina também possuem o costume de fazê-lo, contudo, ele é sem dúvida um marco em algumas cidades, Nova Petrópolis é uma delas.

Entretanto, ao tocar nesse assunto é muito interessante aprofundar você, leitor, no que é o café colonial e, como ele é tão importante e precioso. Afinal de contas, uma vez que você o veja, além de conhecê-lo lendo, vai querer provar.

O café colonial é uma refeição típica da culinária brasileira, que recebeu influências europeias. A refeição é proveniente principalmente das cidades com influência da cultura germânica e tem sua especificidade em cada uma das regiões onde é popular.

Portanto, pense que a refeição se constitui de uma mesa farta composta por massas, como pães variados, principalmente caseiros, seja sovado, francês, de queijo, integral, entre outros, há também variedades de tortas e bolos, como cucas, bolo de milho e etc.

Além disso, alimentos como manteiga, chimia, queijos, presuntos, embutidos, salsichas wiener, bock, carne de porco, bolachas e biscoitos keschmier e mel são acompanhados de beber como leite, café, chocolate quente e até mesmo vinho.

Agora, após ler esse rápido apanhado do que compõem a refeição que é um café colonial, você pode perceber que além de bem servida é bem plural, inclusive, não há necessidade de tomá-lo como um café da manhã, podendo ser servido a qualquer hora do dia.

Para além do sabor e da preciosidade que é poder se deliciar dessa refeição tão especial há suas peculiaridades que ainda que não influenciam no sabor ou na experiência, sempre é interessante saber.

As curiosidades podem ser algo óbvio para alguns e ainda assim enigmáticas para outros, portanto, caso já tenha cruzado com alguma, não se preocupe, isso só mostra que você é observador e, provavelmente, curioso.

Café Colonial é diferente de Brunch  

Apesar de nome sugerir que é um café da manhã, o café colonial pode ser comido em qualquer horário, enquanto isso, o Brunch, acontece entre o café da manhã e do almoço, unindo os dois.

Cada estado tem sua particularidade

Cada estado tem um tipo específico de café colonial, isso quer dizer que variando de qual cidade você for, seja na serra gaúcha, em Santa Catarina ou no Paraná, encontrará algo diferente e delicioso.

É uma tradição muito antiga

Ainda durante o século 17 trabalhadores se reuniram na paróquia local para fazer uma refeição reforçada para então iniciarem os trabalhos pesados no campo.

No entanto, mais do que saber dessas curiosidades é importante experimentá-las. Se você puder, ouse provar, seja em qual cidade, município ou estado estiver.

Alguns nomes famosos para você conhecer são: café colonial Serra Verde, café colonial Recanto dos Plátanos, Sabor do Campo café colonial e, por fim o Opa’s Kaffeehaus.

Quais são os melhores hotéis da cidade de nova Petrópolis?

Você chegou até aqui, leu sobre onde fica, como é, quando ir, o que fazer, aprendeu sobre os cafés coloniais e conheceu alguns lugares interessantes para se conhecer na cidade de Nova Petrópolis, deve se perguntar, enfim, onde ficar, quando visitar a cidade?

Portanto, aqui está uma lista com 5 hospedagens incríveis para você procurar na hora de fechar seu pacote de viagem para a cidade:

  1. Pousada Pinhal Alto
  2. Bina’s Haus Pousada, Cafeteria e Atelier
  3. Pousada Janela do Vale
  4. Rothenburg Hotel
  5. Hotel Alles Berg

Esses são, sem dúvidas, alguns dos melhores e mais atrativos hotéis e pousadas da região de Nova Petrópolis, no entanto, você vai encontrar um grande ‘leque’ de opções, que podem ser tanto mais baratas, quanto mais interessantes para a sua experiência.

Portanto, não deixe de pesquisar caso esse aqui, por algum motivo, não se encaixe no que você está buscando.

Pousada Pinhal Alto

pousada pinhal alto

Localizada na região rural da cidade de Nova Petrópolis, a pousada Pinhal Alto é reconhecida como uma das melhores – se não a melhor – pousada da região.

Portanto, espere acomodações que unem o estilo rústico ao moderno, oferecendo de banheiras, hidromassagens e até ofurô, variando do chalé que você escolher até 9 hectares de beleza, jardins, trilhas, uma piscina, bar, lago e restaurantes.

Ela é distante e, por isso, é perfeita para você ir com alguém especial e apreciar um tempo de descanso, longe da agitação da cidade. Acima de tudo, é um passeio romântico e inesquecível.

Bina’s Haus Pousada, Cafeteria e Atelier

pousada na cidade de nova petrópolis
Imagem: Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis

Outra das pousadas consideradas como uma das melhores da região, a Bina’s Haus é um ideal de estilo rústico, dessa vez, abraçando muito mais esse aspecto do que o exemplo anterior.

Localizada a 7 km do centro da cidade de Nova Petrópolis, a pousada está imersa na Serra Gaúcha o que lhe proporcionará belezas naturais por todos os lados. Portanto, espere encontrar ricas paisagens e acomodações amplas perfeitas para aproveitar a atmosfera.

Além disso, Bina’s Haus conta com um ateliê e uma cafeteria especializada em comidas típicas alemãs perfeitas para você aproveitar o ambiente e sua estadia lá.

Pousada Janela do Vale

pousada janela do vale

Diferente das opções anteriores, a pousada Janela do Vale se inspira na modernidade, mas com estilo alemão, e no que ela pode proporcionar: uma vista deslumbrante dos vales da Serra Gaúcha.

Contudo, não é apenas isso, seus quartos são amplos com cozinha, sala de estar, lareira, quarto e banheiro privativo.

Além disso, diariamente, durante o café da manhã, você recebe em seu quarto uma cesta de piquenique para que possa degustar sua refeição nas varandas que dão para o vale, para a vista que você busca aqui.

Rothenburg Hotel

pousada na cidade de nova petrópolis

Com estilo e arquitetura alemã, o Rothenburg Hotel é uma hospedagem para quem busca se sentir em meia a cultura dos imigrantes e, também, usufruir de serviços e de acomodações refinadas.

Portanto, espere seu restaurante atrelado ao bar, sala de convenções, de TV e salão de jogos, todos com quadros chamativos de um artista plástico da região, com seu ateliê na Rota Romântica, próximo ao hotel.

Além disso, os quartos se dividem entre os mais luxuosos, como a suíte Master Torre, aos mais acessíveis, como o apartamento regular, o que garante que você possa curtir o lugar a qualquer momento.

Hotel Alles Berg

hotel na cidade de nova petrópolis
Imagem: Viajando com Marcos H

O hotel Alles Berg é um sinônimo para palavras como luxo e tradição. Aqui você vai encontrar uma imponente infraestrutura e a finesse de uma arquitetura que une o estilo clássico com o moderno.

Ele se localiza no topo de uma montanha, portanto, você terá acesso a uma vista privilegiada e espetacular e, mesmo assim, com a variedade de acomodações, terá um equilíbrio ideal entre custo e benefício nos preços dos serviços encontrados.

Além disso, há muito o que fazer aqui, por exemplo, você encontrará uma sala de jogos, piscina térmica, espaço kids, bar, lounge, academia, restaurante e um mezanino tão belo quanto sua recepção.

Sobre as acomodações, seja ela qual for, serão espaçosos, contarão com ar-condicionado e uma decoração elegante e aconchegante para você.

Finalizando o nosso assunto…

Em fim, cada cidade do Rio Grande do Sul contam em seus detalhes a história do nosso país e da região. O que mais chama atenção é que mesmo com o passar dos anos e toda a modernidade dos tempos atuais , os gaúchos não perderam as raízes de sua origem.

Na culinária, eventos, artes ou museus a historia e a essência europeia permanece viva até hoje. Aliás, esse é um dos principais motivos por atrair a curiosidade e turistas de todo o nosso Brasil.

Em conclusão essas são as 8 coisas que você deveria saber sobre a cidade de Nova Petrópolis RS. Bom agora que você já tem o conhecimento sobre a cidade é o momento certo para fazer as suas malas.

👉Leia também “Como viajar gastando pouco”, você vai se amarrar nessas dicas essenciais!

Trends