20 Cidades no Rio Grande do Sul para visitar
As cidades no Rio Grande do Sul voltadas ao turismo não se limita a apenas Canela e Gramado. Pois, o estado por completo é rodeado por cultura, história e paisagem. Inclusive, alguns lugares já foram cenário de várias produções para a rede Globo.
Anúncios
Portanto, se você é amante do ecoturismo, frio, cultura e bons vinhos continue com a leitura. Separamos uma lista com 20 cidades no Rio Grande do Sul para visitar!
1 – Gramado

Em primeiro lugar está Gramado, um dos destinos mais procurados pelos turistas, principalmente em dezembro. A cidadezinha da Serra Gaúcha foi colonizada por alemães, italianos e portugueses.
Sendo assim, até os tempos atuais a presença e cultura ainda continuam entre os moradores. Pois, os costumes são refletidos diretamente na arquitetura, gastronomia e dialeto.
2 – Canela

Em segundo lugar encontra-se Canela, assim como Gramado é o destino queridinho dos visitantes. Mas, um dos pontos que mais chamam atenção é a região abrigar a cascata mais alta do Rio Grande do Sul.
Anúncios
Além disso, o município é rodeado de flores e paisagem bucólica, com muito verde, morros e vales. Aliás, o churrasco e o chocolate caseiro são especialidades do interior gaúcho.
3 – Porto Alegre

Apesar de ser uma metrópole, Porto Alegre é cheio de pontos turísticos para conhecer. A capital do Rio Grande do Sul é moderna, repleta de ruas arborizadas e lindos parques.
Aliás, a vida noturna da capital é bem badalada, com bons restaurantes e bares espalhados pela cidade. Além disso, a região também chama atenção pela cultura e lazer. Pois, são várias atrações gratuitas para curtir a viagem, como a Casa de Cultura Mário Quitanda e a Praça Província de Shiga.
4 – Nova Petrópolis

Ao visitar o estado, aproveite e tire uns dias para conhecer Nova Petrópolis. O interior do RS, também chamado por Jardim da Serra Gaúcha, é considerado um dos destinos mais bonitos do nosso pais.
As serras ocasionam em uma linda paisagem e tranquilidade do interior. Além disso, esse destino também faz parte da Rota Romântica!
Outro ponto a evidenciar são as flores no jardim que permanece durante as 4 estações. Diferente de outras cidades, onde essa bela paisagem é encontrada apenas na primavera.
Nova Petrópolis agrega uma forte cultura alemã, isso é mostrado anualmente no Festival do Folclore. Aliás, é o evento mais importante do Jardim da Serra Gaúcha, pois mostra a tradição que permanece de geração em geração.
5 – Caxias do Sul – Uma das cidades do Rio Grande do Sul que possui uma grande presença da cultura italiana!

Caxias do Sul é a maior cidade do estado gaúcho sendo uma região importante no polo industrial. Além disso, é umas das cidades do Rio Grande do Sul que possui uma grande presença da cultura italiana.
O munícipio abriga várias vinícolas, cachoeiras, grutas, museus e até castelos. Portanto, se você curte ecoturismo e cultura é imprescindível colocar essa cidade no roteiro!
6 – Bento Gonçalves

Em sexto lugar na nossa listas de cidades do Rio Grande do Sul para visitar está Bento Gonçalves. O município está situado próximo a Caxias do Sul e Porto Alegre.
Conhecida também na história como “Cruzadinha” e “Colônia Roma Isabel”, esse destino abriga em suas terras a maior produção e vinhos do país: o “Vale dos Vinhedos”.
Além disso, as terras são cercadas por vales, escarpas e está 600 metros acima do nível do mar. Outro ponto importante a destacar é a produção de queijos e o passeio turístico de Maria Fumaça.
Inclusive, no passeio de trem o turista saboreia uma deliciosa degustação de vinho.
Aproveite e visite os “Caminhos da Colônia”
Os Caminhos da Colônia faz parte das terras de Bento Gonçalves. No entanto, estão localizados entre Caxias do Sul e Flores da Cunha. A região é repleta de vinícolas e forte presença da gastronomia italiana.
Marque a presença na Festa da Uva
A Festa da Uva é o evento mais importante da cidade e dura 15 dias. Porém a realização acontece apenas de 2 em 2 anos. Sendo assim, a comemoração relembra a colonização do italianos, mantendo viva a cultura e a história do povo.
7 – Garibaldi

Também conhecida como “Terra dos espumantes” e “Capital Nacional do Espumante”, a principal atração turística de Garibaldi está nas vinícolas e paisagens.
Aliás, o município abrange a arquitetura típica da Europa rodeada por colinas. Além disso, a gastronomia regional é um grande destaque e a cidade recebe milhares de turistas anualmente.
Sendo assim, ao ao planejar a sua viagem para o Sul, inclua no roteiro da Capital do Espumante e os principais lugares turísticos:
- Rota dos Espumantes;
- Estrada do sabor;
- Rota religiosa;
Fenachamp
Todo ano ímpar acontece a “Festa Nacional do Espumante”, o evento é realizado no mês de Setembro e Outubro. Portanto, aproveite esse período para planejar a sua viagem.
8 – Farroupilha

Já a oitava indicação é Farroupilha, a terceira maior cidade da Serra Gaúcha a 107 km de distância de Porto Alegre. O município chama atenção na área do turismo pelas vinícolas e cachoeiras.
Sendo assim, tire um dia para conhecer o Parque Salto Ventoso, onde há uma cascata de 56 metros de altura e faça um tour pelas vinícolas da Casa Perini. Aproveite também para degustar da gastronomia italiana nos belos restaurantes espalhados na cidade.
9 – Nova Prata

A cidade de Nova Prata é muito conhecida por “Capital Nacional do Basalto”, pois e terras são privilegiadas pela presença dessas pedras. Por outro lado o município é lembrado pelas águas termais.
O principal ponto turístico da região é o “Complexo Hidrotermal Caldas de Prata”, localizado no Centro da Floresta Municipal. Um estabelecimento cheio de piscinas abertas e cobertas com águas mornas que chegam a atingir 41 graus celsius.
Aliás, o principal evento é o “Festival Internacional do Folclore”! A festa acontece sempre no segundo semestre do ano.
City tour
Aproveite para fazer um City Tour na cidade e visitar os casarios do século XX e conhecer a pedreira de extração de pedra de basalto. Esse passeio é uma das principais atrações turísticas que contempla a história da região.
10 – Flores da Cunha

Flores da Cunha é batizada por esse nome em homenagem ao ex governador José Antônio Flores da Cunha. A figura política durante o cargo prometeu a construção de uma estrada de ferro para ligar a cidade com o estado do Rio Grande do Sul.
No ramo do turismo o grande destaque são as vinícolas e beleza natural repleta de muito verde. Portanto, ao visitar a cidade aproveite para ir ao Parque da Gruta e ao Mirante do Gaio.
Em cima do mirante o turista consegue ver o encontro do Rio Tigre com o Rio das Antas, além de curtir a paz da natureza.
11 – Nova Roma do Sul

Banhadas pelos rios das Antas e Pratas, Nova Roma do Sul é dona de terras cheias de cascatas e vales profundos. A colonização dos italianos e cultura se reflete nas construções centenárias.
Além disso, o município é repleto de parreiras de uvas, rios e penhascos. Lugar perfeito para curtir a natureza e praticar esportes radicais, como rafting e rapel.
12 – Antônio Prado – Uma das cidades do Rio Grande do Sul mais italiana do Brasil

Antônio Prado é considerada a cidade mais Italiana do Brasil. Pois, são cerca de 48 edificações que contam a história da colonização. Aliás, esses monumentos fazem parte do Instituto do Patrimônio histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A região está próxima a Caxias do Sul e aproximadamente 185 km da Capital da Serra Gaúcha.
O centro histórico é um dos pontos turísticos mais importantes. Localizado na praça central, as casas mostram uma cultura que sobrevive em Antônio Prado a mais de 100 anos.
Além disso, outra atração é a “Cascatas da Usina”, situada na estrada Júlio de Castilho!
13 – São Francisco de Paula

Em décimo terceiro lugar, São Francisco de Paula é uma das cidades de Rio Grande do Sul que faz parte da “Rota Romântica” do estado.
Apesar de pequena, a cidadezinha do interior possui muitos atrativos naturais que chamam atenção na área de turismo. Principalmente, aos grupos de pessoas que curtem o ecoturismo.
Lago São Bernardo
Marque um dia do seu roteiro no Lago São Bernardo para descansar e curtir a natureza. Pois essa região é bem vazia e está próximo ao Hotel Cavalinho Branco.
Parque das 8 Cachoeiras
Já o Parque das 8 cachoeiras, em São Francisco de Paula, é perfeito para fazer trilhas e acampar. Além disso, é permitido levar animais de estimação. No entanto, o acesso as cachoeiras são através das trilhas.
14 – Cambará do Sul

Conhecida também como “A terra dos cânions” e “Cidade do Mel”, Cambará do Sul é repleta de atividades ao ar livre para se divertir. Além disso, as belas paisagens naturais já foi cenário da Globo, na série “A casa das 7 mulheres”.
Ao visitar o local na temporada do inverno se prepare, pois a região é uma das mais frias do Brasil.
Parque nacional dos Aparados da Serra
O parque está situado na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e a principal atração é o Cânion Itaimbezinho, que possui uma profundidade de 700 metros e uma extensão de 5,8 Km.
15 – Bom Jesus – uma das cidades do Rio Grande do Sul mais frias do Brasil

Assim como Cambará do Sul Bom Jesus também está entre as cidades mais frias do nosso pais. Inclusive, a região do Sul do Brasil faz parta da “Rota Turística dos Campos de Cima”.
Além disso, o município é rodeado por cachoeiras, serras e pomares de maçã!
Antigamente, Bom Jesus era povoado por povos indígenas e os vestígios da presença aparecem até hoje nas terras de cultivo e cavernas.
Rota das Cascatas
A Rota das Cascatas sem dúvidas é a atração turística da cidade que merece destaque. Pois, ela passa por um conjunto de cachoeiras acessíveis apenas por trilhas.
16 – Torres – Uma das cidades do Rio Grande do Sul no litoral com lindas praias.

Em seguida, Torres é uma das cidades do Rio Grande do Sul que faz parte do Litoral Atlântico. A praia mais charmosa da Serra Gaúcha está envolvida por montanhas a beira do mar, lembrando muito os cenários medievais.
Além disso, em frente está a única ilha de RS, a Ilha dos Lobos!
A cidade de Torres faz divisa com o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Inclusive, fica bem próximo a Gramado, cerca de 2 horas de viagem de carro e possui uma boa estrutura para receber os turistas.
17 – São José dos Ausentes

São José dos Ausentes é a cidade mais fria da Serra Gaúcha! No centro há um termômetro de mercúrio que registra as mais baixas temperaturas da região. O inverno é rigoroso, sempre repleto por geadas e as vezes até cai neve.
O Pico e Cânions são os ponto turísticos mais visitados, possuindo uma altitude de 1403 metros. Além disso, já foi cenário da Rede Globo.
Aproveite para curtir o local entre Julho e Agosto, com sorte é possível se divertir na neve!
18 – Três Coroas

O município de Três Coroas é encantador, pois a região está situada em um vale, banhada pelo Rio Paranhana e montanhas. Inclusive, a cidade pequena e tranquila do interior está próximo a Gramado.
Chgdud Gonoa Khadro Ling
O monumento que mais chama atenção em Três Coroas é o templo budista. Aliás, ele é o primeiro construído na América Latina e destinado a cultura, arte e religião do budismo Tibetano.
19 – São Miguel das Missões

A cidade se originou de uma redução jesuítica e dona de um dos principais monumentos do pais: a Igreja São Miguel, do período barroco.
De fato, o templo religioso demorou 10 anos para ser concluído e foi destruído em 1828, pela Guerra da Cisplatina. No entanto, até hoje as ruínas são visitadas e estão situadas no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.
Além disso, no sítio também está o “museu das missões” e os pedaços que sobraram da Igreja fazem parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.
20 – Pelotas

Em último lugar, mas não menos importante está a cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul. O município também é chamado por “Princesa do Sul” e o reconhecida pela fabricação de doces e casarios antigos.
Situados às margens de São Gonçalo, a região tem cerca de 261 km de distância da capital. Além disso, a cidade possui 3 museus que mostram a história e cultura do povo.
Aliás, os monumentos e paisagens do interior já foi cenário de várias produções da rede Globo. Outro ponto interessante a destacar são os eventos, o mais importante é a Feira Nacional dos Doces. De fato, a feira reúne diversas receitas de doces de origens portuguesas.
Em suma, essas são as 20 cidades do Rio Grande do Sul para visitar. Ao chegar não se limite apenas a Gramado e Canela, a região Sul do Brasil além de charmosa é cheia de atividades, cultura e lazer.