Tudo o que você quis saber sobre Canela Rio Grande do Sul

Assim como Gramado, Canela Rio Grande do Sul é uma das cidades da Serra Gaúcha prediletas entre os turistas. A região é repleta de atrações turísticas, como a cascata de caracol, a catedral de pedra, fábricas de chocolates e muito mais!

Anúncios

Além disso, a cidade do interior do Sul do Brasil conta uma excelente estrutura de hotelaria e restaurantes. Separamos para você um guia sobre tudo o que você quis saber sobre Canela Rio Grande do Sul. Portanto, continue a leitura e delicie-se com esse destino maravilhoso da Serra Gaúcha.

Sobre a cidade

Tudo o que você quis saber sobre Canela Rio Grande do Sul
Imagem: Mala Pronta

A cidade de Canela faz parte do interior do estado Rio Grande do Sul, localizada na Região das Hortênsias. Aliás, a história do município começou a muitos anos atrás, em 1903.

Nessa época, ela foi dominada pelos colonizadores europeus de origem alemã e italiana. Logo depois foi batizada pelo nome de “Canela”, o nome se deu devido ao fato de uma árvore situada onde hoje é o município.

Anúncios

Com o decorrer do tempo, a região se tornou a preferência para os turistas passarem o verão e também curtir a temporada de inverno. Pois, a cidade é linda e com muitas opções para lazer, descanso e ecoturismo.

O município é cheio de parques e belezas naturais. Assim, a região destaca-se muito pelas suas cachoeiras e vegetação nativa!

Gastronomia e infraestrutura de Canela Rio Grande do Sul

Gastronomia em Canela Rio Grande do Sul
Imagem Sicred Pioneira

A gastronomia da Serra Gaúcha envolve várias culturas, principalmente de origem europeia. Desta maneira, pratos típicos da Alemanha e Itália encantam o paladar, tanto dos moradores quanto dos visitantes.

Os restaurantes são irresistíveis, pois são charmosos, aconchegantes e completamente convidativos. Já que a culinária do local é dona de temperos e receitas exclusivas, além de um belo vinho produzido nas vinícolas da própria terra.

Ainda, são várias guloseimas que dão água na boca, como o café colonial, doces e chocolates caseiros! O ramo de hotelaria também segue a mesma qualidade da gastronomia. São várias pousadas e hoteis que agradam todos os tipos de bolsos e estilos.

Vale a pena evidenciar que a infraestrutura da região das hortênsias é repleta por mais de 3.000 tipos de acomodações. Inclusive, os hoteis são bem equipados e considerados o melhor ramo de hotelaria de todo o Brasil.

Lazer e cultura em Canela Rio Grande do Sul

Já nos termos de lazer e cultura há passeios que encantam a adultos e crianças. Aos visitantes que curtem o ecoturismo são vários parques com vegetação nativa e cachoeiras para fazer trilhas, rapel e tirolesa.

Aliás, os morros e vales compõem uma paisagem magnífica. Além disso, são várias fábricas de chocolate e pubs para conhecer. De janeiro a dezembro Canela é repleta de eventos, como:

  • Festa da páscoa;
  • Festa do chocolate;
  • Temporada de inverno;
  • Festa Nacional da Música;
  • Festival de Teatro;
  • Festa internacional de bonecos e
  • O sonho de Natal, o evento mais badalado e esperado do ano.

Melhor época do ano para conhecer Canela Rio Grande do Sul

Como já foi mencionado no tópico anterior, o ano inteiro é repleto por eventos. No entanto, pode-se dizer que a melhor época do ano para conhecer Canela RS é durante e temporada de inverno e quando acontece “O luz Natal”, em dezembro.

Quando ver a neve em Canela Rio Grande do Sul?

Neve em Canela Rio Grande do Sul
Imagem: Wikpédia

O inverno é um dos momentos mais esperados pelos turistas, pois gera bastante expectativas por causa da neve. Nessa época as temperaturas são baixíssimas e a geada cobre a vegetação por completo.

Contudo, é difícil prever quando vai nevar, mas esse fenômeno geralmente acontece nos meses de julho e agosto. Então, aproveite a estadia e com sorte é possível se divertir na neve!

Meses de novembro a janeiro

Os meses de novembro a janeiro também são bem convidativos para visitar a cidade. Período quando acontece o espetáculo “O Natal Luz”, assim as ruas de Canela são tomadas por shows, luzes, enfeites de natal, fogos e fantasia. Além disso, o clima é bem agradável e as hortênsias tomam conta dos canteiros da região!


Lugares para conhecer em Canela Rio Grande do Sul

São vários lugares incríveis para conhecer em Canela. Portanto, ao planejar a sua viagem é imprescindível incluir no seu roteiro as indicações a seguir!

1 – Museu da Moda

Museu da Moda em Canela
Imagem: Cidade e Cultura

A primeira sugestão começa com história e cultura, pois o Museu da Moda mostra a história de 4.000 anos da moda feminina. Sendo assim, são 3.500 metros quadrados, com peças originais e antigas, destinados a essa viagem no tempo.

Aliás, para a criação da atração foram feitos pesquisas e confecção das peças. Ambas produzidas pela estilista Milka Wolff e pela curadora do museu Débora Elman.

Dentro do ambiente há uma exposição que mostra os trajes típicos de cada estado brasileiro. Além de roupas de gala, debutantes e noivas em miniatura.

O Museu da Moda fica aberto diariamente das 10hs as 18hs, nos dias de segunda-feira a sexta-feira. Já aos sábados, domingos e feriados fecha mais tarde, às 19hs.


2 – Parque Cascata do Caracol

parque cascata do caracol
Imagem: Mala Pronta Gramado

Em segundo lugar, o Parque Cascata do Caracol em Canela RS faz parte da conservação ecológica brasileira. Desta maneira, é um dos passeios e lugares turísticos mais visitados.

O parque conta com a famosa cascata do Caracol, com uma queda livre d’água de 131 metros, envolvidos por rochas! O ambiente também abriga uma fauna, já que se tornou um refúgio para os animais silvestres.

Mirante em Canela Rio Grande do Sul

Dentro da floresta está um dos mirantes mais bonitos da cidade, construído especificamente para o turista ter uma visão panorâmica de Canela.

Sendo assim, o topo oferece uma das mais belas vistas da paisagem para fotografar ou apenas contemplar. Ainda de cima é possível ver a cascata, o vale e as matas nativas!

Observador ecológico

Em seguida, o observador ecológico é semelhante ao mirante. Com uma altura de 27 metros do alto o visitante tem uma vista de 360 graus da região. O acesso é por elevador e tem capacidade para até 120 pessoas.

Trilhas ecológicas

O parque também conta com várias trilhas para fazer dentro da mata. O caminho por completo é bem estruturado e sinalizado.

Escada da Perna Bamba em Canela Rio Grande do Sul

A escada da Perna Bamba em Canela Rio Grande do Sul leva o visitante até a parte inferior da cachoeira. São 730 degraus, mas no final é recompensante.


3 – Bondinhos aéreos no Parque da Serra

Bondinhos aéreos no Parque da Serra
Imagem: Parque da SERRA

A terceira sugestão de passeio são os bondinhos aéreos no Parque da Serra. Ideal aos turistas que curtem aventura e a natureza, pois a atração é envolvida com vegetação, montanhas e vales. Além disso, são duas atividades para garantir a diversão: o Eagle e os Bondinhos.

Eagle – atração nova em Canela Rio Grande do Sul

O Eagle é uma novidade no Parque da Serra, sendo uma espécie de tirolesa só que mais confortável. No topo tem uma cadeira para 2 pessoas suspenso por um cabo, quem curte aventura vai amar!

Bondinhos aéreos

Já os bondinhos aéreos fazem parte da estação central do parque e tem um percurso de 840 metros. Na entrada são várias lojinhas e lanchonetes, propícias para comprar uma lembrancinha e tomar um delicioso chocolate quente.


4 – Castelinho do Caracol

Castelinho do Caracol

O Castelinho do Caracol faz parte das primeiras residências de Canela, foi construído no ano de 1913 e acabado em 1915, no século XX. Com certeza, é um passeio que leva o turista a fazer uma viagem nas épocas passadas.

O casario mostra como era a vida dos primeiros descendentes alemães de Canela. Além disso, é envolvido pela mata nativa e um delicioso salão de chá, onde é servido bebidas e lanches típicos e tradicionais.

Ainda, há uma lojinha para comprar produtos de recordação, como chapéus, mantas e também guloseimas da região Serrana.


5 – Vale dos Dinossauros

Vale dos Dinoussauros
Imagem: Documento de Viagem

O Vale dos dinossauros é um parque temático formado por essas espécies de animais, com movimentos e sons. O local é aberto para visitação das 9hs às 17hs todos os dias, menos às quartas-feiras.


6 – Parque Terra Mágica Florybol em Canela Rio Grande do Sul

Parque Florybol
Imagem: Parque Florybol

O Parque Terra Mágica de Florybol é um passeio inesquecível que encanta adultos e crianças. São várias atrações disponíveis, veja só um aperitivo:

Cinema 7D: são bastante neve e chuva que simulam movimentos reais.

Voo de Pteridpactilo: um divertido teleférico em forma de dragão.

Dino móvel: divirta-se em um ônibus que faz uma incrível viagem a eras passadas, levando a magia e a fantasia.

Outro destaque é o portão de entrada, onde os “habitantes da terra encantada” estarão esperando por você para o acolhimento na morada da fantasia.

Além disso, o parque tem infraestrutura completa para passar o dia todo, repleto de lanchonetes, restaurantes e até mini fábricas de chocolate!


7 – Mundo Gelado Capitão

Mundo Gelado Capitão
Imagem: Zarpou

A sétima atração que você não pode deixar de conhecer ao visitar a cidade de Canela é o Mundo Gelado Capitão, pois o estabelecimento é um bar completamente feito de gelo.

Ao todo são cerca de 30 toneladas distribuídos pelo local, ganhando formato de cadeiras, copos, sofás e também paredes. Pode-se afirmar que o Ice Bar é o maior da América Latina.

O bar oferece 5 opções de drinks e mais dois tipos de bebida sem álcool. Aliás, ao comprar a entrada 2 drinks já estão incluídos para o visitante saborear.

Também, há um espaço para tirar fotos temáticas em um cenário que simula uma caverna polar. Além disso, o estabelecimento possui uma exposição com mais de 500 peças originais do século XX, como navios e aviões.

Engana-se pensar que a visita ao estabelecimento é cara, aliás são bem baratas. Custam a partir de R$29,90 e podem ser compradas diretamente pelo site do Mundo Gelado Capitão.


8 – Museu do automóvel em Canela Rio Grande do Sul

Museu do automóvel em Canela Rio Grande do Sul
Imagem: Maxi Car

A oitava sugestão para aproveitar a viagem na Serra Gaúcha é o Museu do automóvel em Canela. O estabelecimento é repleto com coleções de automóveis raros de todo o país.

O projeto é dos irmãos Azambuja da região, colecionadores de carros antigos. Pela paixão decidiram fundar o museu que conta a história dos automóveis no Brasil e no mundo. Veja de pertinho e encante-se com a Ferrari de 1974, Dodgt Dart, Cadillac e muito mais!


9 – Catedral de Pedra

Catedral de Pedra Canela Rio Grande do Sul
Imagem: Mala Pronta Gramado

A Catedral de Pedra se tornou o cartão postal de Canela. Na verdade, o nome oficial é Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes e a paróquia pertence a Área Serra da Diocese de Novo Hamburgo.

A arquitetura do templo tem traços do estilo gótico e possui uma torre de 65 metros de altura, além de 12 sinos de bronze. Dentro da Catedral, estão 3 painéis de telas pintadas por Marciano Scmitz.

As obras mostram a aparição de Nossa Senhora, alegoria do anjos e a anunciação. De fato, a Catedral de Pedra é considerada uma das principais atrações turísticas de toda Serra Gaúcha.

Outro ponto a destacar é a sua história, já que a principal igreja da cidade começou em 1937 e a construção foi concluída anos depois, em 1987.

Já no ano de 1955 foi revestida inteiramente por basalto. Aliás, esse é o fato que originou o famoso nome “Catedral de Pedra”.

Aproveite para conhecer e exercitar a fé, as missas são realizadas de segunda a sexta às 18:30hs e no dia de sábado às 18:00hs.

Aos domingos são três missas no dia, às 08:00, 10:30 e 18:00. Às terças feiras também tem missa às 7:00hs da manhã.


10 – O mundo a vapor em Canela Rio Grande do Sul

Mundo a Vapor
Imagem: Blog Gramado

O mundo a vapor é um parque temático incrível do município. Pois, ele leva o visitante a fazer uma viagem no tempo, em que as máquinas eram movidas a vapor.

As réplicas mostram a história dos 6 continentes do mundo. Aliás, a ideia do Parque surgiu a partir de um fato real ocorrido na cidade de Canela.

Anos atrás, na década de 20, a oficina mecânica de Ernesto Urbani atendia serralherias movidas por grandes máquinas a vapor. Época também em que o vilarejo girava em torno de um trem que partia da capital levando mantimentos.

Assim, o trem se tornou o objeto usado para todo o desenvolvimento da região sul. Enquanto isso, na oficina os filhos de Urbani se divertiam nas horas vagas criando miniaturas de máquinas a vapor.

Aliás, elas funcionavam iguaizinhas as grandes máquinas industriais. Assim, com o passar do tempo a ideia se tornou em um Parque temático visitados por turistas do Brasil inteiro.

A inauguração do estabelecimento aconteceu em 1991 e é aberto até os dias de hoje.

11 – Noite Gaúcha Garfo & Bombacha

Noite Gaúcha Garfo & Bombacha
Imagem: Canela

As noites frias de Canele ficam agitadas com a “Noite Gaúcha Garfo & Bombacha!”. Todos os dias da semana são apresentados espetáculos com músicas e danças típicas gaúchas.

Além disso, há um saboroso Buffet para acompanhar a festa, com pratos quentes, sobremesas e o famoso churrasco “Costelão na Vara”. Aliás, o estabelecimento tem estrutura para atender confortavelmente até 600 pessoas.

O ambiente é climatizado com lareiras para curtir o inverno rigoroso do Sul nas noites mais frias. O restaurante também conta com salas para apreciar o bom e tradicional chimarrão e cachaças de diversos sabores para degustação.

Ainda, o estabelecimento tem um espaço propício para tirar fotos de lembranças, com chapéu gaúcho e cuia de chimarrão. No entanto, para apreciar a noite gaúcha é necessário fazer a reserva antecipadamente.


12 – Estação verde Adventure Park

A Estação Verde Adventure Park é um passeio indicado para entrar em contado com a natureza e curtir passeios “um pouco mais radicais”. O parque está localizado na linha São João, em Canela.

São várias opções de atividades ao ar livre disponíveis, como:

  • Trilhas;
  • Cachoeiras;
  • Passeios de cavalo e pônei;
  • Paintball;
  • Tirolesa;
  • Rapel e também passeios nos cânions.

O espaço possui uma mini fazenda com animais e diversas aves como pavão avestruzes e Ilhamas. O melhor é que a entrada e estacionamento são gratuitos, somente as atividades são pagas.


13 – Sonho de Natal em Canela Rio Grande do Sul

Sonho de Natal em Canela Rio Grande do Sul
Imagem: Mala Pronta Gramado

O Sonho de Natal é considerado o maior evento tanto da cidade quanto do Brasil. O evento acontece tradicionalmente há mais de 26 anos em Canela. O fim e no início o ano são as temporadas que as ruas ganham cores e vida!

O dia 25 de dezembro é recebido com atrações especiais e são comemorados ao todo 80 dias de natal. A atração começa em outubro e termina só em janeiro.

A decida diária do papai Noel do alto da torre da Catedral de Pedra se tornou uma tradição. São aproximadamente 12 minutos de espetáculo com som e bastante luzes para recepcioná-lo. Além disso, a praça matriz é envolvida por decoração natalina e nesse período é um dos locais mais visitados do país.

A avenida Julho de Castilho fica completamente decorada com árvores de Natal. Aliás, durante a temporada completa o bom velhinho faz presença na famosa “Casa do Papai Noel”.


14 – O reino do Chocolate

Reino do Chocolate Canela Rio Grande do Sul
Imagem: Mala Pronta Gramado

O reino do chocolate faz parte de uma avenida que liga a cidade de Canela a Gramado. No local a história do cacau é contada de uma forma inesquecível, mostrando as florestas virgens e cacauzeiros.

Assim, o principal objetivo da atração é cultivar a história do cacau também mostrar a nobreza dos chocolates produzidos artesanalmente pelo estabelecimento há mais de 30 anos.

Assim, durante o passeio o visitante aprende sobre todo o trajeto de como é feito o chocolate, desde a plantação até o momento em que a guloseima chega a prateleira.

O melhor da atração é a oportunidade de saborear o delicioso chocolate após absorver os conhecimentos sobre a sua fabricação. Pois, ao redor é cheio de lojas do doce.

Ainda, é importantante mencionar que o local tem formato de castelos medievais. O resultado além do conhecimento são belas fotos para guardar de recordação com toda a família.


15 – Sky Glass – a nova atração em Canela Rio Grande do Sul

Sky Glass
Imagem: Brocker Turismo

A décima quinta sugestão para você se divertir na Serra Gaúcha e aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer é o Sky Glass, a nova atração em Canela.

O monumento é uma passarela de vidro com 35 metros de extensão sobre um parque, rodeado por árvores, pássaros e animais silvestres. Diversão garantida tanto para adultos como para crianças.

Além disso, a plataforma fica suspensa sobre o Rio Caía a 360 metros de altura. Na parte de baixo esta o “abusado”, uma cadeira suspensa que leva o visitante a dar uma volta sobre o vale da Ferradura.

A infraestrutura do local consegue atender até 3 mil pessoas por dia e é bem equipada.

Pois, o estabelecimento tem uma área que se assemelha muito a uma galeria, com restaurantes, lanchonetes e lojas para comprar uma lembrança da viagem.

No entanto, em cima da plataforma de vidro e na cadeira do abusado não é permitido tirar fotos. Já que não se pode entrar com celular, bolsas, câmeras, alimentos e bebidas.

Os pertences ficam em um guarda-volumes cedido pelo Sky Glass.

O passeio no parque, plataforma e cadeira do abusado é pago. Inclusive, o local é aberto ao público diariamente, das 9:00hs às 18:00hs.

Aproveite também para conhecer o Memorial do ferro de passar, que faz parte do estabelecimento. São cerca de 300 peças que mostram a história da evolução do utensílio no mundo.


16 – Museu Egípcio em Canela Rio Grande do Sul

Museu Egípcio Canela RS
Imagem: Portal Gramado

A última indicação de passeios e lugares para conhecer em Canela RS é o Museu Egípcio. Aliás, o estabelecimento é o maior acervo de peças do Egito de toda a América Latina.

Assim, o museu conta a história do Egito Antigo a partir dos restos arquitetônicos, uma verdadeira aula interativa repleta de muito conhecimento e cultura.

Além disso, o espaço mostra uma visão ampla dos costumes e curiosidades da região nos 3 milênios. Inclusive, o museu guarda peças antigas que fazem parte da história, que até alguns anos atrás ninguém sabia traduzir.

O ambiente temático, escultura e peças foi esculpido pelo famoso artista plástico e egípcio Essam Elbattal. Vale muito a pena conferir e se maravilhar com as réplicas das pirâmides e fazer uma viagem no tempo!

Em suma, essas são as principais informações necessárias para aproveitar a cidade de Canela Rio Grande do Sul. Portanto, comece já a fazer o seu planejamento e roteiro de lugares para conhecer esse pedacinho de céu na Serra Gaúcha!

Trends