Turismo sustentável: o que é, vantagens e como praticar 

Praticar o turismo sustentável é uma ótima maneira de conhecer lugares novos e reduzir os impactos causados ao planeta.

Anúncios

Isso porque, nesse tipo de viagem o foco não está em passeios requintados e com foco em consumo, e sim no meio ambiente e cultura locais.

Se você está em busca de uma abordagem nova de turismo para as próximas férias, confira o conteúdo de hoje, pois apresentaremos os detalhes dessa proposta.

O que é Turismo sustentável?

A preocupação com o planeta fez com que vários setores passassem por mudanças, e um deles certamente é o turismo.

Anúncios

Se formos parar alguns minutos para refletir, veremos que em muitos lugares do mundo já existem regras rigorosas para o turismo, especialmente em regiões onde a natureza é o destaque. 

Pensando especificamente no Brasil, se décadas atrás era possível viajar para a Amazônia e levar “lembranças” da mata, hoje isso é visto como deterioração do meio ambiente, e o controle contra práticas do tipo é muito mais rigoroso.

O turismo sustentável é uma modalidade de viagem que consiste em conhecer um novo lugar, intencionando vivenciar a natureza e a cultura locais de forma responsável.

Então, no turismo sustentável o foco não está em compras de grandes lojas e muito menos em conhecer centros urbanos, e sim em compartilhar momentos e vivenciar os costumes das comunidades locais.

Por isso, nesse tipo de viagem é comum que os turistas aproveitem passeios ao ar livre e conheçam a culinária local feita por pessoas da própria comunidade.

Leia também: Como fortalecer a economia local durante as viagens?  – Agente de Viagem.

3 vantagens do turismo sustentável

O turismo sustentável é uma proposta interessante para quem se preocupa verdadeiramente com a preservação do planeta.

Mas, se você apenas está em busca de novas experiências e de uma abordagem de viagem diferenciada, saiba que tudo isso é possível nesse modelo.

Veja a seguir 3 vantagens desse tipo de turismo que certamente te convencerão a aderir a ele nas próximas férias.

1. Incentivo à economia da população local 

Em muitas comunidades afastadas ou tradicionais as atividades para geração de renda não ocorrem como em cidades grandes.

Então, as pessoas não costumam ter empregos de carteira assinada, de modo que vivem da renda gerada por suas próprias produções.

Por isso, costureiras, cozinheiras, sapateiros e tantos outros profissionais apostam no turismo sustentável para obter renda.

Sendo assim, ao apostar nesse modelo de viagem você incentiva a economia local, o que favorece a subsistência de comunidades tradicionais.

2. Apoio à preservação de ambientes naturais 

Embora seja uma visão comercial das coisas, muitos ambientes naturais só continuam a existir por conta do turismo sustentável, pois, se fosse pela ganância humana, provavelmente já teriam sido destruídos pela urbanização.

Por isso, quando você decide viajar para essas regiões o seu dinheiro está sendo usado para garantir que as mesmas continuem resistindo às mudanças causadas pelo comércio industrial.

Então, além de vivenciar experiências únicas, a sua viagem funciona como um incentivo e apoio a essas regiões.

3. Conquista de bem-estar 

Se você está se sentindo acelerado e a tempos não sabe o que é deitar a cabeça no travesseiro e dormir em paz, o turismo sustentável pode te ajudar.

Isso porque, a natureza nos fornece todos os elementos necessários para encontrar a paz e o bem-estar, além de providenciar satisfação com pouco.

Por isso, investindo nesse tipo de viagem você estará dando a si a oportunidade de vivenciar novas experiências e finalmente encontrar o bem-estar perdido em meio à vida moderna urbana.

++Roteiro de Viagem: Dicas para montar o seu – Agente de Viagem.

Como praticar o turismo sustentável?

Para praticar o turismo sustentável só existe um jeito: escolha o destino certo, com foco na natureza e comunidades locais.

Mas, é importante dizer que não basta viajar para uma região de mata se você não souber agir da forma certa para aproveitar esse tipo de viagem.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa:

Se atente à escolha do destino 

O turismo sustentável requer destinos realmente sustentáveis, e não cenários “naturais” montados por grandes empresas.

Por isso, fique de olho nessa questão e priorize regiões afastadas e “gerenciadas” pela comunidade local.

Pesquise sobre a cultura local e busque participar 

O turismo sustentável requer participação, isso porque, de nada adianta você viajar para uma zona de mata e ficar apenas dentro do quarto fugindo do sol, não é mesmo?

Busque conhecer a cultura do lugar e participe de eventos, reuniões e festas. Dessa forma a viagem será enriquecedora.

Opte por consumir produtos locais 

No turismo sustentável o foco deve estar em consumir produtos locais, então, nada de passar em uma loja de conveniência na estrada para levar salgadinhos, bolachas e refrigerantes.

Lembre-se que os produtos vendidos auxiliam na conquista de renda das famílias locais, portanto, incentive!

Responsabilize-se por manter a preservação do local 

De nada adianta o local ser sustentável, se ao visitá-lo os turistas não se preocupam com a preservação e deixam o espaço repleto de lixo ou até mesmo deteriorado.

No turismo sustentável você deve viajar com a mentalidade adaptada para conhecer a região e respeitar e contribuir para a preservação local.

Por isso, busque manter hábitos sustentáveis e se atente às práticas da comunidade local. Na dúvida, não custa copiar, não é mesmo?

Existem inúmeros destinos para turismo sustentável espalhados pelo mundo, então, faça boas pesquisas e escolha o que melhor se adapta aos planos das suas próximas férias!

Trends