Urubici: O que é, como chegar e o que fazer?

Urubici é um lugar muito bonito. No entanto, é pouco conhecido pelo grande público que acaba perdendo a oportunidade de conhecer um lugar rico e natureza e repleto de passeios em meio a essa natureza deslumbrante.

Anúncios

Portanto, para descobrir mais sobre esse lugar, continue a sua leitura até o final.


O que é Urubici?

Foto do alto de Urubici, a cidade, mostrando prédios importantes, ruas e ao longe, a cidade cercada por morros e montanhas cobertas por vegetação nativa.
Foto Portal Municipal de Turismo de Urubici

Em primeiro lugar é interessante conceituar o que  é Urubici para a explicação no decorrer do artigo fazer sentido pra você, leitor. Portanto, sem mais delongas, o nome é dado a uma cidade localizada na região serrana de Santa Catarina, no sul do Brasil.

Anúncios

Ela é muito conhecida por suas paisagens naturais absolutamente deslumbrantes e por ser um dos lugares mais frios do país, com temperaturas negativas durante os períodos mais frios do ano, no inverno.

A cidade possui várias atrações naturais, mas uma que mais chama a atenção é a Serra do Rio do Rastro. Estrada sinuosa, que serpenteia por entre os vales montanheses oferecendo vistas panorâmicas incríveis da região.

Além disso, existem outros lugares incríveis ao redor da cidade, como cachoeiras, trilhas e mirantes que permitem que você, visitante, explore a beleza natural da região. 

Também existe a Pedra Furada, ou Janela Furada, uma formação geológica incrível feita de pedra natural da região. Um arco de pedra que permite que se observe e passe por esse ‘buraco’ em seu centro.

No entanto, a formação, apesar de ser um cartão postal da cidade, fica na divisa entre Urubici com Orleans, no Parque Nacional de São Joaquim. A Pedra Furada pode ser acessada através de uma trilha moderada e um guia é necessário para fazê-la.

Você, como amante da aventura Urubici oferece diversas opções de esportes radicais, como rapel, escalada, trekking e mountain bike. Há diversas opções de turismo rural também.

A gastronomia local é uma atração imperdível, com várias opções de restaurantes, principalmente aqueles do prato principal da região, a truta. Além de uma rica cultura em artesanato que pode ser vista e explorada.

Em resumo, Urubici é um destino turístico encantador que oferece uma mistura perfeita de aventura, natureza, gastronomia e cultura. 


Onde fica Urubici?

Fotos Coisas de Diva

Após essa breve introdução ao que é Urubici, e algum spoiler sobre onde a cidade está localizada, é hora de abordar diretamente o assunto.

A cidade está localizada no estado de Santa Catarina, na região sul do Brasil. Precisamente, situada no Planalto Serrano, também conhecido como Serra Catarinense, que é uma região de altitudes elevadas e com uma média de 1.000 metros acima do mar.

Entretanto, apesar de ser um refúgio da natureza, Urubici fica a cerca de 170 km da capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis e a cerca de 110 km de Lages, que é a maior cidade da região do município.

Urubici é cercada por belas paisagens naturais, com montanhas, vales, rios e cachoeiras. A cidade está localizada no Parque Nacional de São Joaquim, que é uma área de preservação ambiental que abrange várias cidades da região serrana de Santa Catarina.

Portanto, ela é cercada por belas paisagens naturais, com montanhas, vales, rios e cachoeiras. A cidade está localizada no Parque Nacional de São Joaquim, que é uma área de preservação ambiental que abrange várias cidades da região serrana de Santa Catarina.

Além disso, Urubici fica próxima a outras atrações turísticas da região, como a Serra do Rio do Rastro e a cidade de São Joaquim, conhecida por suas vinícolas e pela produção de maçãs.

Em resumo simplório, Urubici é uma cidade encantadora situada no Planalto Serrano de Santa Catarina, cercada por belas paisagens naturais e próxima a outras atrações turísticas da região.


Como chegar lá?

Reprodução Google

Chegar até Urubici não é difícil, apesar do município estar relativamente distante dos grandes centros. Partindo da capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis – chegando lá de carro ou de avião – e pegar a SC-370 que corta a cidade serrana.

No entanto, partindo de localizações um pouco mais distantes, alguns detalhes acabam mudando.

Partindo de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, você tem opções diferentes para chegar até a cidade: avião, carro e até o transporte público.

De avião, você seguirá do Aeroporto Salgado Filho (POA) com delito para o Aeroporto de Lages, Antônio Correia Pinto (LAJ), com duração de cerca de 1 hora. Após desembarcar na cidade, é possível seguir de carro (alugado) ou pelo transporte público até seu destino.

A rota de solo, de carro ou ônibus, partindo da capital sulista, é feita através da BR-116, até Lages. Em seguida, você pegará a SC-370 que ficará diretamente no coração de Urubici em cerca de 5 horas.

Contudo, ao seguir por São Paulo, você precisará pegar um voo até o Aeroporto de Lages (LAJ). O aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, oferece voos diários para lá com uma duração de cerca de 1 hora. Da cidade catarinense, você poderá seguir pelo solo.

No entanto, indo de carro, você sairá de São Paulo pela BR-116 e seguirá até Lages. Depois, pegará a SC-370 até Urubici, totalizando cerca de 13 horas de viagem.

A rota de ônibus é maior, levando cerca de 15 horas. Você deverá pegar um ônibus até Lages na rodoviária do Tietê. Da cidade catarinense, você poderá pegar um outro ônibus que o levará até a cidade serrana.

Vale lembrar que as informações de tempo e distância podem variar de acordo com o trânsito e as condições das estradas. 


O que fazer em Urubici?

Foto Marcus Zilli

Urubici possui muito o que se fazer quando você está disposto a sair de seu quarto e aproveitar a natureza – ainda que ficar dentro dele e curtir o frio em um hotel ou pousada seja uma das melhores ideias que você pode ter estando na cidade.

Esta lista a seguir ilustra essas opções de atrações e atividades que você aventureiro e visitante de Urubici pode encontrar:

  • Serra do Corvo Branco
  • Morro da Igreja
  • Cascata do Avencal
  • Morro do Campestre
  • Pedra Furada

Além disso, há outras atrações, Urubici possui diversas outras opções para turistas, como a Cachoeira Véu da Noiva, a Cachoeira da Neve, o Mirante da Serra do Rio do Rastro e o Parque Ecológico da Serra do Tabuleiro. 

Contudo, a cidade também é conhecida por sua gastronomia típica, com pratos à base de pinhão e trutas.


Serra do Corvo Branco

Foto Viagens e Caminhos

A serra do Corvo Branco é parte das serras catarinense e gaúcha que, na realidade, são subdivisões da formação rochosa que tem origem no Paraguai e corta os três estados da Região Sul do Brasil, indo na direção do Uruguai e Argentina, dividindo o litoral do interior de Santa Catarina – a cadeia rochosa denominada Serra Geral.

Portanto, ela está localizada no sul do estado de Santa Catarina, por onde passa a rodovia estadual SC-370, estrada que liga os municípios de Urubici e Grão-Pará, por cerca de 55 km, sendo que a diferença de altitude entre as duas cidades é de 805 metros.

A estrada que a corta é incrível, com mais de 20 km de extensão, oferecendo vistas panorâmicas da vegetação e formação geológica da região. Seus pontos de parados para observar o lugar, seus mirantes, são super requisitados pelos visitantes.


Morro da Igreja

Reprodução Amigo de Viagem

O Morro da Igreja, que pertence ao Parque Nacional de São Joaquim, está localizado na divisa entre os municípios catarinenses de Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici. É o segundo ponto mais alto de Santa Catarina, com mais de 1.800 metros de altitude. Portanto, você pode esperar por neve por lá.

A visita ao lugar proporciona uma experiência incrível através do mirante local. De lá, você poderá apreciar a vista de diversas cidades da região e, principalmente da Pedra Furada, um ícone da região.

No entanto, fique atento, o Morro da Igreja é conhecido pelas suas baixas temperaturas. Tendo alguns dos menores índices do país.


Cascata do Avencal

Foto Rosanetur via Flickr

A Cascata do Avencal é um ponto turístico bem procurado pela região de Urubici. Portanto, com os seus mais de 100 metros de queda, a cachoeira chama atenção pela piscina natural que surge no final da queda d’água.

Além disso, o lugar possui fácil acesso. Para isso, você deve pegar a SC-416 em direção de Vacas Gordas.


Morro do Campestre

Formação rochosa que lembra pilares acima de um morro com vegetação baixa, chamado de Morro do Campestre, em Urubici.
Foto Marcus Zilli

O Morro do Campestre possui um trilha de nível fácil que leva até seu topo, de onde você pode observar a cidade de uma vista panorâmica. A trilha é cercada por árvores nativas da região oferecendo a você uma ótima experiência de contato com a natureza.

Além disso, você encontrará belas formações de arenito no topo da montanha, sobre o vale do rio Canoas, em Urubici.

Ele fica localizado em uma fazenda particular. Portanto, fique atento a mudanças e cronogramas locais.


Pedra Furada

Montanha rochosa com cobertura baixa de vegetação com a pedra furada, monólito natural de pedra com um buraco em seu centro, nas serras de Urubici.
Reprodução Viajar é Vida

Pedra Furada é uma formação rochosa muito popular com visitantes, na fronteira de Urubici e Orleans, no Parque Nacional de São Joaquim. A rocha possui um arco em seu arco fazendo-a lembrar uma passagem ou janela.

Portanto, é muito procurada por seu visual exótico e incrível. Para chegar até lá, você vai precisar pegar uma trilha de nível moderada – o que exige um guia treinado – partindo do Morro da Igreja.


Conclusão

Em resumo, Urubici é um lugar incrível, com muitas opções do que ver, visitar e viver. No entanto, é um pouco distante para se visitar sempre, o que quer dizer, que ao chegar lá, é interessante aproveitar tudo o que a região tem para te oferecer.


Trends