O que fazer em Fernando de Noronha? Tudo sobre o destino!
Mas afinal, o que fazer em Fernando de Noronha? Desde já, conheça tudo sobre o destino! Saiba nesse conteúdo exatamente onde fica a ilha, como chegar e 10 dicas de passeios incríveis para fazer.
Anúncios
À princípio, Fernando de Noronha trata-se de um arquipélago em Pernambuco, considerado um dos destinos mais lindos do Brasil e do mundo. Também, a região é muito conhecida por atividades em alto mar, como snorkel, mergulho e Aqua SUB.
Ademais, passeando nas águas cristalinas de Noronha ainda é possível avistar tartarugas marinhas, golfinhos e até mesmo tubarões! Portanto, continue a leitura e saiba exatamente o que fazer em Fernando de Noronha para aproveitar ao máximo sua viagem.
Onde fica o arquipélago?
Antes de mais nada, o arquipélago Fernando de Noronha fica a 350km da costa do nordeste do Brasil e a 500km de distância de Recife, capital de Pernambuco.
Já a maior parte da região faz parte de uma área de proteção ambiental, por isso em quase todos os passeios é necessário pagar uma taxa de visita. Aliás, em alguns locais é concedido ingressos com prazo de validade de 10 dias em média.
Anúncios
A região por completo envolve passeios como trilhas e visita às praias, consideradas umas das mais belas do mundo e da América do Sul!
Quando e como ir a Fernando de Noronha?
Se você está pensando em incluir esse destino nas suas férias, saiba que o local é movimentado o ano inteiro! Contudo, a melhor época para pegar altas ondas é no mês de janeiro.
Os turistas que preferem mais calmaria, o período de Agosto e Setembro são os meses mais indicados. Pois, nessa época é onde o mar está mais tranquilo, ideal para curtir paisagem e relaxar.
Fuja dos meses de fevereiro até julho, porque essa é a temporada de chuva e pode atrapalhar um pouco o passeio. Já, a alta temporada acontece de Dezembro a Janeiro. Período em que os preços estão lá em cima!
Por outro lado, a baixa temporada acontece de março a junho, o período das chuvas, como citados no parágrafo anterior.
O que fazer em Fernando de Noronha e como chegar?
Bom, a única forma para chegar em Fernando de Noronha é de avião. Sendo assim, se você mora fora do estado de Pernambuco, primeiramente é necessário pegar um voo para Recife ou Natal.
Em seguida, basta apenas pegar uma conexão que vai direto à ilha Fernando de Noronha. Atualmente, as companhias aéreas que fazem esse trajeto são a Gol e a Azul.
10 Dicas sobre o que fazer em Fernando de Noronha!

1 – Visitar as ilhas de Fernando de Noronha
Antes de mais nada, ao todo o arquipélago é composto por cerca de 21 ilhas. No entanto, a maioria tem o acesso restrito ao público, mas mesmo assim ainda é possível conhecer algumas, como a Ilha Principal e onde fica o Morro São José.
De antemão, a maior de todas é a principal que faz parte do Parque Nacional Marinho. Em sua volta estão várias outras ilhas pequenas, envolvidas por rochedos, formando uma paisagem cinematográfica!
2 – Se deslumbrar com as praias de Fernando de Noronha
Baía do Sancho – Águas calmas em tons azul e verde

Primeiramente, a Baía do Sancho é uma das praias mais belas da região. Aliás, o mirante dos golfinhos ao redor é um dos lugares mais disputados. Porém, assim como tudo no destino o turista tem que pagar uma taxa antes que vale para fazer visitas por 10 dias.
Baía dos Porcos

Em segundo lugar, a Baía dos Porcos é uma dica sobre o que fazer em Fernando de Noronha mais indicada aos turistas que desejam sossego! Afinal, aos arredores não tem infraestrutura como bares e restaurantes, sendo um lugar mais “deserto” da região.
Dessa forma, durante a sua visita você contempla a natureza e relaxa aos sons dos pássaros ao redor.
Outro ponto importante é que a praia é considerada uma das mais bonitas de todo o Brasil! Logo, a paisagem envolvida por morros e visitas das tartarugas encantam todos os olhos.
Praia no Atalaia
Desde já, saiba que a Praia no Atalaia é o local perfeito para fazer Snorkel! O lugar também faz parte do Parque Nacional Marinho e pode entrar apenas 16 pessoas por vez e em horários restritos. Todo o passeio é acompanhado por um monitor.
Praia Cacimba do Padre – Perfeita para pegar altas ondas!

Antecipadamente, a praia Cacimba do Padre é ideal para pegar altas ondas. Inclusive, é considerada uma das melhores da América do Sul para prática de surf.
Nessa região é onde ocorre os campeonatos mais importantes de surf. No entanto, não tem mercados e restaurantes por perto. Portanto, leve comida e água para passar o dia.
Praia do Leão (Projeto Itamar)

De antemão, a praia se tornou um dos passeios mais procurados pelos turistas. Isso porque ela é o local considerado o ninho de grandes tartarugas marinhas. Sendo assim, a região por completo é monitorada por biólogos do Projeto Itamar.
Praia do Meio
A praia do Meio é bem próxima da Vila dos Remédios e esta situada entre a Praia do Cachorro e a Praia da Conceição. As águas do local tem ondas tranquilas e cristalinas.

Praia do Cachorro

Um vista inesquecível, a Praia do Cachorro é envolvida por rochas e águas azuis. Aliás, o pôr-do-sol é o momento mais esperado pelos banhistas, aguarde para conferir!
Praia da Conceição
Com uma grande extensão de areia fina, a Praia da Conceição é o point tanto de turistas, como de moradores. Situada também próximo a Vila dos Remédios, contam com vários barzinhos ao redor.
3 – Mergulho em Fernando de Noronha!

A terceira dica sobre o que fazer em Fernando de Noronha são os mergulhos! Afinal, você não pode visitar o local e sair sem ter vistos várias espécies marinhas, como corais e tartarugas bem de pertinho.
Saiba que Fernando de Noronha tem lugares paradisíacos para a prática, além disso várias agencias oferecem esse tipo de passeio. Vale a pena destacar os mergulhos no Noronha Tour e do Noronha Driver. Veja só!
Mergulho autônomo Noronha Tour
Ao contratar o pacote pela Noronha Tour, o turista antes de tudo participa de uma palestra. Evento onde é abordado temas sobre os equipamentos e segurança.
O legal é que há um instrutor exclusivo para cada pessoa e faz o acompanhamento durante todo o mergulho!
Noronha Driver
Outra sugestão para contratar esse passeio é o Noronha Driver. Pois, a empresa tem licença para fazer práticas em todos os 25 pontos de mergulho distribuídos na Ilha.
Além de oferecer o mergulho de batismo e credenciados, a agência conta também com instrutores experientes e dedicados.
4 – Visitar a Baía dos Golfinhos

Em quarto lugar, durante a sua visita tire um tempo para conhecer a Baía dos Golfinhos. Pois, esse é o local onde a espécie marinha encantadora traz o ar da graça diariamente.
Na verdade, a visita acontece apenas de longe de cima do mirante no paredão de pedras. Já que o local próprio onde os golfinhos estão não está aberto para banhos e não tem a permissão de receber turistas.
5 – Vila dos Remédios e Forte Nossa Senhora dos Remédios

A Vila dos Remédios é considerada o “centro” da Ilha de Fernando de Noronha. Onde está localizado várias lojinhas, mercearias, bares e restaurantes. O local é onde também está Forte de Nossa Senhora do Remédios.
Antigamente, a região era uma cidade fortificada e tinha como o objetivo trazer a fortificação dos portugueses. Hoje existe uma boa infraestrutura aos moradores e turistas, com escolas, delegacias, lanchonetes e uma paisagem incrível.
6 – Passeios da Ilha Tour
Podemos dizer, que o passeio na Ilha Tour é a primeira atividade que você deve fazer. Principalmente se for a sua primeira visita, pois o roteiro faz um tour completo por toda a Ilha.
Sendo assim, em apenas um único dia é possível conhecer o Projeto Tamar, a Baía do Sancho (considerada uma das melhores praias do mundo) e muito mais. O trajeto também passa pela Praia do Porto, Baía do Sudeste e mirante da Praia do Leão, onde estão os golfinhos lembra?
Todo o passeio dura em média oito horas e são acompanhados por um guia credenciado. Aliás, a oportunidade é perfeita, pois você conhece muitos lugares em um único dia. Depois, é possível selecionar os pontos que gostou para conhecer com mais calma.
7 – Passeios de Barco

Nesse meio tempo, o passeio de barco é a ocasião perfeita para admirar as belezas do mar bem de pertinho. O passeio percorre a Praia do Porto e se estende a todo litoral.
Recentemente, são várias empresas que oferecem o passeio de barco, incluindo roteiros e atividades diferenciadas para fazer!
8 – Passeio de Aqua SUB

Sem sombras de dúvidas, o passeio de Aqua SUB é uma das atividades mais radical e divertidas de toda ilha. Em suma, o esporte consiste em um barco que puxa uma prancha com o turista segurando-a com os braços sem tirar a cabeça de baixo da água.
Em Noronha, são diversas agências que oferecem esse tipo de passeio e conta com instrutores e equipamentos de snorkel. Assim, é a oportunidade perfeita para aproveitar as paisagens debaixo das águas da Ilha.
9 – Projeto Tamar
Sobretudo, o Projeto Tamar é reconhecido no Brasil por conta do trabalho desenvolvido com tartarugas marinhas. Por sua vez, a sede fica em Fernando Noronha.
Assim, os visitantes são direcionados para um posto de observação, recebem palestras e não atrapalham a passagem e os cuidados com as tartarugas.
10 – Trilha do Morro São José – A trilha feita a nado!

Com razão a Trilha do Morro São José é uma das mais diferentes e procuradas. Afinal, o percurso é feito a nado! Na temporada de maré baixa pode ser feita a pé também.
O passeio começa bem na ponta do Air France e termina no Morro São José, o percurso dura em média 20 minutos de travessia. Além da paisagem de baixo d’água, o legal é que no fim o turista encontra uma piscina natural, envolvida por um paredão de rochas.
Logo, é possível fazer uma parada de até 40 minutos para o banho! Antes de mais nada, é preciso fazer um agendamento no ICMBIO e também contratar um guia. Aliás, esses são os requisitos obrigatórios para fazer o passeio.
Atualmente, a Noronha Tour oferece a atividade de trilha. Mas caso você queria ir à pé, terá que esperar a época em que a maré fica baixa. O mais divertido mesmo, é realizar o trajeto a nado com snorkel para apreciar a vista dentro do mar.
Efetivamente, Fernando de Noronha se tornou um dos destinos mais procurados dentro do Brasil. Afinal, são várias belezas naturais de tirar o fôlego, além de ser o local perfeito para se desligar e entrar em contato com a natureza.
Saiba também como viajar gastando pouco!
Resumidamente, as informações apresentadas aqui são as principais que você deve conhecer antes de planejar a sua viagem! Gostou desse conteúdo? Então deixe seu e-mail para receber mais novidades.