Comissário de Bordo: o que faz, salário, desafios e como se tornar um 

O comissário de bordo é um profissional de extrema importância para a realização de voos comerciais, visto que é ele quem garante a segurança e o atendimento aos passageiros.

Anúncios

E, se você sempre sonhou em ter uma carreira dinâmica e que te permita conhecer diversos lugares do mundo, essa pode ser a opção ideal.

Hoje conversaremos brevemente sobre a profissão, a fim de entender suas atribuições, requisitos para atuar, média salarial, e muito mais. Continue por aqui para conferir!

O que faz um Comissário de Bordo?

Se você costuma viajar de avião com frequência, é bem provável que admire a atuação dos comissários de bordo, visto que são eles os responsáveis pela experiência de voo.

Anúncios

Mas, se engana quem pensa que o profissional é um simples atendente, uma vez que as atribuições vão além de servir água e indicar a saída.

Um comissário de bordo é o profissional responsável pela experiência e segurança do voo, sendo capacitado a indicar e realizar procedimentos de segurança, além de atender e servir os passageiros em suas necessidades.

Considerando que durante um voo tudo deve funcionar adequadamente, podemos dizer que o comissário de bordo é um profissional indispensável tanto para a companhia aérea, no que diz respeito ao cumprimento de protocolos, quanto para os passageiros, por meio da garantia de boas experiências aéreas.

Por esse motivo, a demanda por profissionais da área é frequente, sendo uma excelente alternativa de carreira para os apaixonados por aviação e atendimento ao público.

++Primeira viagem de cruzeiro: veja como se preparar!  – Agente de Viagem.

Quais os requisitos para seguir a profissão?

Se você perguntar a qualquer pessoa sobre os requisitos para ser um comissário de bordo, é provável que escute algumas coisas que parecem absurdas, como “ser bonito (a)” e “ter ao menos 1,80 de altura, para facilitar a visualização de todos os passageiros”. Mas, será que essas ideias são tão absurdas assim?

O fato é que a contratação de comissários é feita pelas próprias companhias aéreas, e o profissional deve atender a requisitos rigorosos para conseguir uma oportunidade.

Mas, esses requisitos não têm relação com a aparência do profissional, e sim com competências necessárias para garantir a segurança e atendimento adequado aos passageiros.

Por esse motivo, é comum que as companhias aéreas exijam do profissional:

  • Fluência em mais de 1 idioma;
  • Certificação em primeiros socorros;
  • Altura mínima de 1,58m para mulheres e 1,65m para homens;
  • Passaporte válido;
  • Idade igual ou superior a 18 anos (algumas companhias exigem 21 anos);
  • Cursos e treinamentos específicos.

Vale dizer que não existe um curso superior específico para tornar-se comissário, inclusive, a maioria das companhias sequer exige esse tipo de formação.

Em geral, as companhias realizam avaliações de conhecimento e realizam treinamentos intensos com seus comissários, a fim de garantir suas competências.

Preciso ter determinado padrão de beleza para ser comissário?

Existem diversos mitos acerca da atuação de um comissário de bordo, e um deles é que o profissional deve atender a determinado padrão de beleza para ser contratado.

Embora discriminações por aparência infelizmente ocorram em qualquer área profissional, não é comum que as companhias aéreas estipulem padrões, a não ser que seja justificado por questões de segurança, como é o caso da altura mínima, por exemplo.

Em geral, essa visão se dá pelo fato das comissárias normalmente estarem usando maquiagem e cabelos bem arrumados, e os homens sempre de roupas e sapatos perfeitamente alinhados.

Esse tipo de aparência costuma vir do padrão de vestimenta exigido pela companhia, mas, não se preocupe, pois para que faça esse tipo de exigência, a empresa deve fornecer recursos e condições para que o funcionário as cumpra.

Então, é comum que as companhias ofereçam uniformes e vales para compras de sapatos, maquiagens e demais itens necessários para o cumprimento do padrão de vestimenta.

No mais, não se preocupe quanto a peso, corte de cabelo e estilo, pois nada disso é requisito básico de contratação.

Qual a média salarial de um comissário de bordo?

Uma das grandes vantagens em seguir a carreira de comissário de bordo é a remuneração, já que as companhias aéreas costumam oferecer bons salários.

Mas, é importante dizer que os ganhos variam de acordo com a empresa, já que companhias internacionais podem pagar mais. Além disso, as escalas de voo também determinam o salário.

Em geral, a média salarial da profissão fica entre R$ 3 mil e R$ 6 mil, mas, pode chegar a muito mais, dependendo da experiência do profissional e da empresa para a qual ele trabalha.

Como se tornar um comissário de bordo: conheça a trajetória de carreira

Os requisitos para tornar-se um comissário de bordo não são tão simples, mas, com determinação certamente é possível alcançá-los.

Isso porque, conforme vimos, não existe uma formação superior específica para atuar na área, por isso, recomendamos que siga alguns passos para ingressar na área:

  1. Invista em cursos de idiomas e capacitações de segurança e atendimento ao público;
  2. Participe de processos seletivos de companhias aéreas;
  3. Realize os treinamentos básicos necessários para atuar na profissão;
  4. Adquira experiência de voo e aproveite oportunidades dentro da companhia;
  5. Fique de olho nas oportunidades disponíveis no mercado, e mantenha os estudos e treinamentos para evoluir na profissão.

O verdadeiro segredo para tornar-se um comissário de bordo de sucesso está no aproveitamento de oportunidades e interesse constante em capacitação profissional.

Lembre-se que a segurança e a experiência de voo serão de sua responsabilidade, então, foque em ser o melhor profissional possível!

Leia também: O que fazer em Galícia: 4 pontos turísticos principais  – Agente de Viagem

Trends