Boipeba onde fica e como fazer um passeio incrível?

Boipeba onde fica e como fazer um passeio incrível?

A ilha de Boipeba onde fica, como é, como se chega lá, o que fazer e onde comer?

Anúncios

Essas são algumas das principais perguntas que os turistas fazem quando ouvem sobre as belezas naturais desse lugar tão incrível.

Para saber mais sobre esse paraíso em terras, ou no caso, numa ilha, baiano, continua sua leitura!


Como é Boipeba?

boipeba onde fica
Reprodução Dicas da Bahia

Boipeba é uma ilha da costa do sul do estado da Bahia. Seu nome é uma derivação da língua Tupi, que tem um significado em português aproximado de “cobra da terra”, uma designação para cobras terrícolas, feitas pelos nativos indígenas locais.

Anúncios

Sobretudo, é um lugar incrivelmente bonito, a ponto de ter competido e vencido diversos locais por toda a América do Sul, ficando em segundo lugar, em competição para eleger a ilha mais bonita. A ilha de Páscoa, no Chile, foi a vencedora.

Portanto, em Boipeba, você encontrará praias de belezas ímpares, como a Praia Praia da Boca da Barra, Praia de Tassimirim, Praia da Cueira, Praia de Moreré, Praia de Bainema, Praia da Cova da Onça e Praia da Ponta dos Castelhano.

Além disso, estará cercado de vegetação nativa da Mata Atlântica, com espécies frutíferas nativas e manguezais cercadas por restingas belíssimas e recifes de corais.


Ilha de Boipeba onde fica?

Ilustração da ilha de Boipeba onde fica as praias e o rio do inferno.
Foto Boipeba Bahia

Em primeiro lugar, é interessante comentar que Boipeba e onde fica, faz parte do pequeno arquipélago de Cairu. Essa informação não é tão popular, portanto, é legal partilhar dela. Junto dela, está outra ilha famosa, Tinharé, que é ainda mais famosa.

As duas ilhas, portanto o arquipélago, fazem parte do município de Cairu – por isso o conjunto de ilhas recebeu o mesmo nome. E ficam, obviamente, localizados no Estado da Bahia, próximos à capital, ao sul de Salvador. 

Além disso, a ilha de Boipeba faz parte da Zona Turística da Costa do Dendê, uma região criada pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) para incentivar o turismo e alavancar a economia local.

Portanto, além de Boipeba (e Tinharé), ali você encontrará algumas outras regiões super famosas e bonitas uma ao lado da outra.


Como chegar em Boipeba?

Um barco pequeno com algumas pessoas sendo guiado por um marinho sobre um mar esverdeado em Boipeba onde fica
Reprodução Melhores Destinos

A princípio, você precisará ir de barco até a ilha de Boipeba. Não tem jeito, afinal, ela é uma ilha e não tem uma ligação natural com o continente. Contudo, não é tão difícil assim. Você encontrará muita estrutura para chegar até a vila de Boipeba, o ponto central da ilha.

Portanto, você vai encontrar algumas rotas para seguir até a ilha: áreas, feitas por voos fretados ou táxi aéreo, barcos que vão direto até os portos (que não ficam necessariamente em Boipeba) ou uma viagem mista, que rola tanto por terra quanto por via marítima.

No entanto, o primeiro passo é chegar em Salvador, o maior hub para o acesso à belíssima ilha. A capital é um agregador de rotas e opções ideias para você seguir até Boipeba, contudo, você pode optar, também, por Ilhéus e Valença, ótimos pontos de partida.

Todavia, como dito, caso sua opção seja pegar um avião, seu pouso acontecerá na Fazendo Pontal, em Tinharé, único local próximo que possui uma pista de voo.


Como ir de Salvador para Boipeba?

Antes de tudo, é importante enfatizar que você é capaz de ir para Boipeba através de meios diferentes e por lugares diferentes. Portanto, Salvador não é o único ponto de partida, é apenas o maior e mais famoso.

Você terá acesso até Boipeba através de caminhos e meios diferentes, portanto, basta escolher aquele mais interessante ou acessível. Barcos, carros, lanchas e aviões estarão à sua disposição.

Sua rota de carro/ônibus é muito parecida, portanto, não se preocupe pois você chegará em seu destino da mesma forma. 

O trajeto padrão é seguir até Bom Despacho, em Itaparica, pela BR-101, de lá você seguirá para Valença, de lá você pegará um barco que vai te deixar na ilha de Boipeba.

O trajeto de avião é direto. Ao fazer sua opção por um táxi aéreo ou um voo fretado, você vai diretamente para a ilha de Tinharé, pousando na Fazenda Pontal. Já no chão, você então vai pegar um barco para a ilha vizinha e destino final, Boipeba.

As opções de barco são variadas e, podem incluir estágios da viagem feitas por transporte terrestre – portanto não se assuste se eles se intercalarem. 

No geral, você pegará um ferry boat de Salvador até Bom Despacho e, de lá fará o caminho por terra, até Valença, para então, novamente pegar um barco até a ilha.


Qual a melhor época do ano para conhecer a Ilha na Bahia?

Visitar o lugar na época certa pode mudar sua experiência de viagem, isso é um fato, contudo em Boipeba, isso não é uma questão.

Com seu clima tropical úmido, a ilha – e a região como um todo – vê poucos dias sem sol, mesmo que haja chuva. A temperatura geralmente fica entre 21º e 30º graus durante o ano, sendo incomum alternar além dessas marcas.

Ou seja, você vai poder aproveitar o passeio, curtindo tudo o que Boipeba tem a oferecer com sol e/ou chuva!

Contudo, você pode planejar sua viagem de acordo com a alta e a baixa temporada para aproveitar o melhor, pelo menor preço – e por uma quantidade menor de turistas na região.

A alta temporada acontece durante o verão, mais ou menos entre dezembro e o final de fevereiro – o final do carnaval às vezes estende esse período até março. Entretanto, épocas de feriados longos ou férias escolares também podem ser consideradas ‘alta temporada’.

Entretanto, julho e novembro possuem uma janela particular que é muito pautada na sorte. Isto acontece por ser durante esse período que as baleias Jubartes passam pela região. Vê-las é difícil, mas só a possibilidade já é o suficiente para muitas pessoas.

Portanto, a baixa temporada permeia essas datas, porém, nada impede que você aproveite uma grande e memorável viagem durante a baixa temporada. Como dito, o sol sempre está brilhando em Boipeba e isso basta para as belezas se multiplicarem.


O que fazer em Boipeba

o que fazer em boipeba?
Reprodução Melhores Destinos

Boipeba, onde fica e o que fazer, são as perguntas mais feitas sobre este lugar tão bonito. E a resposta para essa segunda pergunta está sempre ligada a curtir a natureza local que é deslumbrante.

Apesar disso, há uma outra opção que está além da natureza, o passeio cultural. Boipeba tem sua vila central, também chamada de Boipeba e além de prédios históricos, como a Igreja do Divino Espírito Santo, erguida no século 16.

Portanto, apesar das maravilhas naturais, não deixe de curtir um pouco da cultura e história da vila de Boipeba, além dos serviços que você encontra por lá.

Entretanto, a joia da coroa local, são as praias, por isso, aqui está uma lista daquelas que valem totalmente a pena serem visitadas e aproveitadas:

  • Boca da Barra
  • Tassimirim
  • Cueira
  • Moreré
  • Piscinas naturais de Moreré
  • Bainema
  • Castelhanos Boipeba

Sim, você foi perspicaz e notou que tem algo além de praias na lista. Contudo, não se preocupe, essas piscinas naturais, como o nome sugere, ficam na praia de Moreré, mas é tão bonita, que merece estar listada junto das próprias praias.


Praia da Boca da Barra

praia da boca da barra
Praia da Boca da Barra | Reprodução: Trip Advisor

A praia da Boca da Barra fica mais próxima da vila de Boipeba do que as demais. Logo, você encontrará mais serviços aqui, o que torna suas areias brancas, ocupadas por coqueirais, também ocupadas por quiosques e bares.

Restaurantes também são comuns, mas ficam mais distantes da praia em si. Praia esta que apresenta água calma, quente e é perfeita para crianças e adultos.

Além disso, tem uma característica bem ímpar, pois está posicionada bem onde o rio do Inferno, de água doce, desemboca com o mar, de água salgada, formando um panorama visual muito bonito e interessante de se visitar e curtir.


Praia Tassimirim

Praia Tassimirim
Praia Tassimirim | Reprodução: Boipeba Tour

Uma praia distante e bem tranquila, onde você pode aproveitar o lugar com calma.

A praia Tassimirim é ótima não apenas pela sua beleza fora da água, mas dentro também. Águas claras, calmas e mornas são perfeitas para o mergulho, o nado e o relaxamento.

Portanto, se você quer um lugar sossegado para levar suas crianças, este é uma boa opção.


Praia da Cueira

praia da cueira
Praia da Cueira | Reprodução: Trip Advisor

A praia da Cueira é belíssima e, portanto, uma das mais visitadas da Boipeba. O interessante, contudo, é o fato da praia ser bem dividida entre a área mais ocupada por serviços como bares e restaurantes e uma área mais vazia ideal para aproveitar a praia.

Essa boa estrutura, faz dela um lugar perfeito, com sua água calma e cristalina e areia tomada por coqueirais de um lado e boa quantidade de serviços do outro.


Praia Moreré

praia moreré
Praia Moreré | Reprodução: Vou contigo

Uma das praias mais famosas de Boipeba, Moreré é linda. Une a tradicionalidade de uma pequena vila de pescadores com a riqueza de serviços que você encontra em centros maiores.

Além de trilhas e passeios pela região, você encontra uma praia tranquila, de águas calmas e cristalinas, como todas as outras.


Piscinas naturais de Moreré

piscinas naturais de moreré
Piscinas naturais de Moreré | Reprodução: Esse mundo é nosso

O ponto mais interessante e fora da curva de Moreré são suas piscinas naturais que surgem com a maré baixa. Elas são lindas, você vai querer entrar e aproveitar.

Se informe com os moradores locais e com tábuas de marés para saber exatamente o dia ideal para você curtir com plenitude essas piscinas naturais.


Praia de Bainema

praia de bainema
Praia de Bainema | Reprodução: Esse mundo é nosso

A praia de Bainema é uma versão menos popular, porém tão bonita quanto, a praia de Moreré.

Com águas claras, calmas e cristalinas, cercada por coqueirais e com piscinas naturais durante a maré baixa, é perfeita para você que curte um lugar mais afastado e sossegado.


Praia de Castelhanos Boipeba

praia de castelhanos boipeba
Praia de Castelhanos Boipeba | Reprodução: Guia Viagens Brasil

Talvez a praia mais famosa de Boipeba, Castelhanos é um misto preciso entre estruturas e serviços e natureza intacta. 

Suas areias brancas, coqueirais vívidos e água calma, cristalina e tomada por piscinas naturais e alguns bancos de areia, conseguem se destacar das demais praias, mostrando como é incrivelmente bonita.

Há alguns passeios, mas o ponto alto para você curtir fora do mar são os drinks e os pastéis servidos na areia, nas barraquinhas que prestam serviços para os turistas.


Quais as melhores pousadas de Boipeba?

Pousada rustica acima da copa das árvores sob o céu azul em Boipeba onde fica
Reprodução Booking.com

A ilha de Boipeba é um lugar maravilhoso e para alocar os visitantes que querem aproveitar essas maravilhas mais e mais pousadas vem sendo erguidas na região.

Portanto, essa lista não busca elencar todas as pousadas da ilha, mas algumas que são muito boas e, se você puder, merecem ser frequentadas.

  • Casa Mestiça
  • Alizées Moreré
  • Vila da Barra
  • Céu de Boipeba
  • Mangabeira

Essas são cincos das melhores pousadas locais, que unem serviços de qualidade, com acesso a praias ou passeios que fazem você estar intimamente ligado às paisagens belíssimas que Boipeba possui.

Um ponto importante é que todas estão bem próximas de mais de uma praia – quando não estão precisamente na região à volta de uma dessas praias famosas. Suas pontuações são de 9.0 para mais nas avaliações.


Onde encontrar pousadas baratas na ilha?

Essa pergunta pode ter duas interpretações, portanto, ela será respondida de ambos os pontos de vista.

Se você busca fisicamente na ilha por um lugar bom e barato, você consegue encontrar algumas bem interessantes, como exemplo dessas pousadas boas e baratas, são:

  • Sunset Boipeba, próxima a praia de Boca da Barra;
  • Sossego, próxima a praia de Boca da Barra;
  • Beija-Flor, na em Velha Boipeba, a vila.

As pousadas mais baratas são mais humildes e costumam estar localizadas nas vilas, como a Velha Boipeba, que é a principal vila da ilha.

No entanto, se você está procurando sites para encontrar sua pousada ideal, uma boa opção é exatamente esta, o Agente de Viagem. Aqui você encontrará tudo o que precisa para determinar qual a melhor pousada para você!


Onde comer na ilha Boipeba?

onde comer
Reprodução Hypiness

Um dos serviços oferecidos por toda a ilha e que chama bastante atenção, é a gastronomia local. Você vai para um lugar e quer comer bem, não é?

 A gastronomia local é rica em pratos da culinária baiana, mas também vai apresentar pratos distintos e muito saborosos.

Alguns desses lugares, restaurantes, bares ou mesmo quiosques, que você pode se interessar são:

  • Varanda Cantina e Restaurante, entre seus pratos principais estão risotos, pratos com camarão e moquecas;
  • Toca do Lobo, aqui você encontrará alguns ótimos pratos, como mariscada, ensopados e pratos com camarão;
  • Guido da Lagosta em Boipeba, nele você encontra diferentes pratos com frutos do mar como ingrediente principal, como lagostas, camarões, mariscos e siris;
  • Pousada Mangabeiras, aqui você vai encontrar alguns pratos diferentes dos citados até agora, por exemplo carne grelhadas e algumas opções vegetarianas;
  • Pizzaria Terra Brasilis, essa aqui é pra quem curte uma boa pizza e não importa para onde viaja.

Essas são algumas opções bem interessantes e um pouco variadas para você. Contudo, não se esqueça que esse é um recorte temporal e, ele pode mudar, ou seja, novos locais podem abrir, assim como algum desses pode mudar. Fique atento!


Qual o preço médio do restaurante?

Se a sua preocupação são os preços dos restaurantes, bares e quiosques locais fique tranquilo, os valores são acessíveis para todos. Contudo, fique atento, pois apesar de serem variáveis, nem sempre são baratos.

Você vai encontrar preços mais em conta, como nos dos pastéis da praia de Castelhanos, que não passarão de R$20, enquanto os preços mais altos, que você encontrará, por exemplo em, um prato de lagosta com mel ou apimentada, por R$170, na praia da Cueira.

Portanto, em Boipeba e onde fica, apesar de alguns lugares terem preços um pouco mais elevados, é bem acessível para todos, principalmente sabendo que os valores médios giram em torno de R$50 a R$80.


Boipeba onde fica e conclusões

Em resumo, visitar Boipeba e onde fica, é uma experiência que vale a pena. Não é apenas um lugar bonito, mas sim uma ilha tomada por belezas por todos os lados e, isso inclui algumas outras áreas como a ilha irmã em Tinharé, o Morro de São Paulo etc.

A ilha de Boipeba, onde fica é bonita, inspiradora e acessível, portanto, se você está procurando um lugar para visitar, ela é uma boa ideia.

Para conhecer um pouco mais sobre como encontrar locais baratos para se hospedar na internet confira este artigo sobre Hospedagens Baratas.


Trends