Benagil: onde é, como chegar, o que fazer?
Benagil é um lugar incrível. Dono de paisagens ancestrais por onde o homem visita desde a aurora dos tempos, é um lugar que todos aqueles que visitam Portugal deveriam conhecer.
Anúncios
Portanto, para descobrir um pouco mais sobre esse lugar incrível, continue sua leitura até o final.
O que é e onde fica Benagil?

Benagil é uma pequena vila costeira no concelho de Lagoa, uma região situada em Algarve, no sul de Portugal. A vila é conhecida por sua beleza natural e tranquilidade, com casas brancas tradicionais e ruas estreitas que serpenteiam pela paisagem.
Anúncios
Além disso, Benagil é um lugar muito popular entre os portugueses e os turistas, que vão até lá passar suas férias para aproveitar a oferta local de belas praias, cenários magníficos e tranquilidade.
A praia de Benagil é uma das mais belas e populares da região do Algarve. É uma praia de areia dourada cercada por falésias impressionantes, e suas águas cristalinas convidam a banhos de mar.
Entretanto, a praia é bem segura e adequada tanto para famílias com crianças quanto para casais e grupos de visitantes que querem curtir a beleza local. Você poderá fazer passeios com barco, caiaque, pesca esportiva e mergulho.
Como é a gruta de Benagil?

Em primeiro lugar, é interessante tratar do assunto sobre o que é a gruta que pega emprestado o nome da vila local: Benagil.
Portanto, a gruta de Benagil é uma impressionante caverna marinha localizada na costa do Algarve, em Portugal. Famosa pela fenda, em formato redondo, no teto da caverna, que permite a entrada de luz natural no seu interior que cria uma atmosfera única e surreal.
A caverna é formada por rochas de arenito esculpidas pela ação do mar ao longo dos séculos. Com mais de vinte metros de altura e uma largura que se estende por outros vinte metros, o lugar tem proporções colossais tal qual sua beleza.
Essa fenda em formato redondo no seu teto – que você pode chamar apenas de buraco – é o destaque geológico local, permite que a luz solar entre e crie um espetáculo de luzes e sombras em seu interior. É lindo.
Dentro desta impressionante caverna você verá paredes rochas irregulares que formam um complexo labirinto de passagens, buracos e nichos. O mar entra na caverna, criando piscinas naturais de águas cristalinas e azuis muito populares entre os visitantes.
A gruta de Benagil é um lugar incrível de se visitar. No entanto, é frequente ser considerada uma das cavernas mais bonitas do mundo e por isso é um destino muito procurado. Mesmo sendo ‘natural’ de uma região pequena e bucólica de Portugal.
Contudo, é muito interessante que o passeio seja feito com guias experientes. O lugar é perigoso para visitantes pois além de estar de frente para o mar aberto, trata-se de uma caverna grande, com um buraco em seu topo. Portanto, perigosa.
O que são Algares?

Outro detalhe importante de se elucidar é sobre o tipo de acidente geográfico que a gruta de Benagil é.
Portanto, o algar, singular de algares, é conceituado como uma cavidade natural de desenvolvimento predominantemente vertical. Em Portugal é também chamado algarão ou algarocho.
Podem se originar de várias formas. No entanto, os mais comuns acontecem quando são escavados pela água que sobe e desce – como no caso dos Açores. Podem ser produzidos pelo movimento fluido da lava que avança e recua em alguns casos deixando tais buracos.
Os algares formam-se, normalmente, em pisos de rochas específicas onde devido aos agentes erosivos a rocha vai erodindo formando assim uma cavidade. Eles podem ser divididos, de acordo com sua forma de criação, em:
- Algar de dissolução – tem forma de poço, derivando da dissolução da rocha na vertical;
- Algar de abatimento – tem forma de sino, pois sua origem vem do abatimento da base da sua galeria;
- Algares mistos – é uma forma mista de ambos, com a superfície sofrendo a dissolução e com a base passando pela versão de abatimento.
A gruta de Benagil, portanto, tem a classificação de dissolução.
E a vila de Benagil, como é?

Benagil é uma vila de pescadores no Algarve conhecida pelas praias deslumbrantes e grutas visitáveis muito bonitas próximas ao mar.
No entanto, ao lado da praia de Benagil, você encontra o enorme Algar de Benagil: com um buraco no teto e uma pequena faixa de areia, a gruta só pode ser acessada por barco ou caiaque.
A vila, com o mesmo nome das demais atrações naturais, é uma pequena comunidade de pescadores que fica localizada na costa de Algarve, que fica na região do Faro, em Portugal.
Benagil é cercada por falésias altas e possui uma praia tranquila, que é frequentada principalmente por turistas que desejam desfrutar das águas claras e calmas da região.
Além disso, a vila é repleta de casas caiadas de branco, que se espalham pela encosta da colina e oferecem vistas panorâmicas do mar. Há também algumas lojas de conveniência, bares e restaurantes que servem frutos do mar frescos e pratos típicos portugueses.
Portanto, veja Benagil como uma vila pacata. Como uma atmosfera tranquila e relaxante, que atrai visitantes que buscam um refúgio longe da agitação das grandes cidades. Mantendo a autenticidade e charme original, com ruas estreitas e sinuosas que guiam até a praia.
Como chegar a gruta de Benagil?

Chegar na gruta de Benagil não é difícil, ela fica a cerca de 150 metros da praia que carrega o mesmo nome. Estando em Algarve, mas especificamente na freguesia de Carvoeiro, para chegar de barro em Benagil você terá um bom estacionamento para parar seu carro.
No entanto, esse estacionamento não estará à frente da praia. Ele fica no topo de um pequeno morro, a duzentos metros da praia.
Além disso, você poderá chegar à prainha dentro da gruta de formas diferentes: barco, caiaque, stand up paddle, e até mesmo a nado.
O que fazer em Benagil?

Benagil é um lugar maravilhoso com muitas atividades para os visitantes. Portanto há bastante coisa que se faz por lá com você sob o status de visitante. A lista a seguir é indica algumas dessas opções de atividades para você em Benagil:
- Visitar a gruta de Benagil – sendo uma as principais atrações da região, a gruta é uma caverna incrível com uma grande abertura no teto que permite a entrada de luz natural e uma vista espetacular do mar;
- Conhecer a praia de Benagil – a praia que banha a vila é uma das mais bonitas da região. Portanto, espere águas cristalinas e areias douradas. Lá é um lugar ideal para relaxar e pegar um sol;
- Visitar a vila – a pequena vila é encantadora, com ruas estreitas e casas caiadas de branco. Caminhar pela região é um ótimo passeio para se fazer;
- Fazer um passeio a barco – você vai encontrar várias empresas locais que promovem esses tipos de passeio. Portanto, espere visitar, através do mar, às cavernas em momentos de maré alta, onde você pode ver golfinhos ou optar pela atividade da pesca;
- Praticar esportes aquáticos – há muitas atividades aquáticas disponíveis em Benagil, como caiaque, stand-up paddle e snorkeling. Entretanto, o ideal é que você alugue o equipamento e contrate um guia para isso;
- Gastronomia local – a região do Algarve é conhecida por sua culinária deliciosa, com muitos pratos de frutos do mar frescos e outras especialidades portuguesas. Há muitos restaurantes e bares em Benagil e nas cidades vizinhas para você experimentar;
- Visitar atrações próximas – há várias atrações próximas a Benagil que valem a pena visitar, como o Forte de Nossa Senhora da Rocha, o Algar Seco em Carvoeiro e a cidade histórica de Silves. Portanto, sinta-se livre para explorá-las.
Essas são algumas das opções que você vai encontrar na região de Benagil. Contudo, você deve levar em consideração que esse artigo é um recorte temporal, portanto algumas dessas informações podem mudar em um momento futuro. Por isso, fique atento.
Conclusão
Em resumo, conhecer Benagil não é apenas uma dica que você pode receber, mas é, em essência, uma ótima ideia para você que vai visitar Portugal e quer algum tipo de passeio que não envolva diretamente passear pelas cidades lusitanas emblemáticas.