6 Fábricas de Chocolate em Gramado e Canela

As terras da Serra Gaúcha são donas uma saborosa tradição, o chocolate. Nessa leitura você vai conferir uma lista com 6 Fábricas de chocolate em Gramado e Canela, no interior do Rio Grande do Sul.

Anúncios

As Fábricas de Chocolate fazem parte de uma importante atração turística de Gramado e Canela. Afinal, o fondue desse delicioso doce e o chocolate quente aquece os dias mais frios.

fábricas de chocolate em gramado e canela

1 – Lugano | A fábrica de chocolate pioneira na região serrana

À princípio, os chocolates Lugano tem uma ótima qualidade, tanto no sabor quanto na produção. A fábrica é a pioneira na produção do doce na Serra Gaúcha. Já o nome Lugano foi inspirado na cidade Suíça e também em homenagem ao fundador: Lauri Casa Grande.

O processo iniciou-se em 1975, desde então a fabricação de chocolates saltou de 500kg para 2 toneladas ao mês. Atualmente a marca conta com aproximadamente 10 lojas espalhadas pela região.

Anúncios

Lauri Casa Grande sempre buscou inovar e criar receitas exclusivas. Dessa maneira, a Lugano foi a primeira fábrica a produzir figuras em forma de chocolate.

Além disso, todo o processo de fabricação do doce assemelha-se aos europeus. Nesse meio tempo os sabores dos chocolates são únicos e harmonizam-se muito bem com as cervejas artesanais da Rasen, vendidas em kits.

A visitação à fábrica de chocolate é gratuita, de segunda a quartas-feiras. São produzidos 300 toneladas por mês! Ao mesmo tempo as lojas contam com mais de 300 itens disponíveis.

Portanto, ao fazer a sua visita não se esqueça de pedir o fondue e o chocolate quente com chantily. Pois, esses são os sabores mais marcantes da casa e que vale a pena experimentar.

Mundo do Chocolate

De antemão, o Mundo do Chocolate é um parque temático da fábrica Lugano com várias esculturas feitas de chocolate maciço. São cerca de 200 peças de pontos turísticos do mundo.

Aliás, podemos citar entre elas, os seguintes monumentos espalhados pelo planeta:

  • Cristo Redentor;
  • Estátua da Liberdade;
  • Pirâmide do Egito;
  • Muralha da China;
  • Taj Mahal.

Tudo isso corresponde a 30 toneladas de chocolates. Ainda no passeio o visitante tem direito a degustação de vários tipos do doce. Bem como tem a possibilidade de produzir a própria “obra prima” em formato de chocolate.

2 – Florybal | Uma das fábricas de chocolate em Gramado mais lúdicas e encantadoras

A segunda indicação para conhecer em Gramado e Canela é a Florybal. Aliás, é uma das mais lúdicas e encantadores de toda a Serra Gaúcha.

Primordialmente a empresa foi inaugurada em 1991 e atualmente são aproximadamente 15 lojas espalhadas pela região. O maior destaque, além do sabor, é a integração entre o chocolate e a magia.

Na entrada das lojas as criaturas mágicas estão prontamente a espera dos visitantes para mostrarem as lojas e conhecer os produtos. Os estabelecimento possuem fundos temáticos como João e Maria, o Bosque do Coelho encantado e a fábrica mágica.

Os preços dos chocolates são tradicionais e você conta com cerca de 500 opções do doce. Difícil escolher somente um, não é mesmo?

Os chocolates da Florybal também são considerados os melhores da região e do país. Em síntese, a visitação é gratuita e não precisa de agendamento.

Terra Mágia Florybal

Antes de mais nada, a Terra Mágica Florybal é um parque temático da fábrica, com atrações exclusivas. O ambiente com certeza encanta adultos e crianças, assim como é uma das atrações mais visitadas em Gramado e Canela.

Nesse sentido, são cerca de 67 mil metros quadrados de área escondidos em meio a Serra Gaúcha que fazem qualquer pessoa sair da realidade. Ao mesmo tempo, o parque é a continuação da chocolataria, composto por 40 espetáculos distintos.

3 – Prawer | A primeira das fábricas de chocolate artesanal do país

Continuando a nossa listas sobre as 6 fábricas de chocolates em Gramado e Canela, é primordial colocar a Prawer no seu roteiro turístico. Pois, foi essa marca a responsável por transformar a região serrana na casa de chocolates.

A princípio, foi em 1975 que James Prawer decidiu saber mais sobre o mundo de chocolate. Então, o sr. Prawer viajou até Bariloche para aprender mais sobre a produção do doce.

No fim do mesmo ano, o fundador contava com uma fábricas e dedicados colaboradores. Dessa maneira, as criações e receitas evoluíram, atualmente são mais de 150 itens, incluindo sorvetes.

Por dia são produzidos 1 toneladas de chocolate, mas o melhor é que a visitação é gratuita.

O espaço fica aberto para receber os turistas de segunda à sexta-feira, das 9:30 às 11:45. No período da tarde é aberto das 13:30 às 16:45. Aliás, os chocolates Prawer são tradicionais da Serra Gaúcha e tem um sabor exclusivo.

Aproveite e faça uma parada na Casa da Velha Bruxa!

Desde já é de suma importância fazer uma parada para saborear as delícias da Casa da Velha Bruxa. O estabelecimento é uma cafeteria, referência em Gramado e Canela.

O resultado é uma infinidade de doces, cafés e sorvetes feitos com os principais chocolates da fábrica. O local funciona desde 1978 e o maior destaque é o chocolate quente cremoso!

4 – Planalto

Primeiramente, os chocolates da Planalto são ideais aos turistas que curtem o gosto mais puro do cacau. Pois, os sabores são fortes e sem muito açúcar, bem como as receitas são antigas e únicas.

A visitação à fábrica é guiada e atualmente e cobrado uma taxa de R$10,00, mas vale muito a pena. Os chocolates são artesanais e as compras possuem desconto conforme o volume.

Lojas e cafeterias

As lojas do Planalto além dos chocolates artesanais, também tem a opção de lanches, cafés e bebidas quentes. Portanto, esse local também é uma parada obrigatória durante a sua viagem.

Mini fábrica de chocolate

Antecipadamente é bom saber que a fábrica Planalto também tem uma Mini fábrica de chocolate. Dessa maneira, você mesmo pode fazer o seu chocolate e ainda combiná-lo com deliciosos sorvetes!

5 – Lagos de Gramado | Um Fábrica de Chocolates artesanais

A nossa quinta sugestão Fábricas de Chocolate é uma novidade de Gramado RS, a fábrica é “nova” na região e conta com 8 anos de funcionamento. Sobretudo, os produtos são de ótima qualidade e assemelha-se às lojas tradicionais.

A produção de chocolates artesanais começou em 2011, inicialmente as vendas eram feitas porta a porta. Então, nesse espaço de tempo foi bem aceita pelo público.

Atualmente, a fábrica conta com uma loja, a primeira aberta oficialmente no centro de Gramado. Desde 2014 leva deliciosos sabores aos moradores e turistas da cidade.

6 – Caracol | Uma das Fábricas de Chocolate em Gramado e Canela mais criativa!

Por último, mas não menos importante, a sugestão é a famosa fábrica de chocolate Caracol. Aliás, é uma das marcas mais criativas e dona de uma receita única!

Dentre elas se destaca o queijo de chocolate, você já ouviu falar? A iguaria é composta por chocolate branco, queijo gorgonzola e pimenta. Além disso, são vários formatos de chocolates divertidos.

Antes de mais nada, o estabelecimento tem 30 anos de história na produção do doce. Inclusive, um dos maiores destaques da Caracol são as barras rústicas de chocolate.

Reino do chocolate

De antemão o Reino do Chocolate é uma atração turística em Gramado e Canela muito visitada. O local está situado na Av. das Hortênsias, que liga Gramado à Canela.

Assim, espaço de entretenimento conta a história do cacau, desde o descobrimento até ele se espalhar pela Europa e mundoo a fora. Primordialmente, o passeio começa pelas salas com bonecos animados e são eles que guiam toda a narrativa.

Ao mesmo tempo, dentro do Mundo de Chocolate, há uma mini-fábrica, onde os visitantes podem criar o próprio doce, do modo que lhe agradar.

Cafeteria Caracol

Nesse mesmo sentido e inspiração, no final do passeio tem uma lúdica cafeteria. O ambiente por completo é inspirado no filme Alice no país das Maravilhas.

Sendo assim, toda a decoração é encantadora, bem como as poltronas que são em formato de xícaras gigantes. Sobretudo, o cardápio é composto por café, lanches, pratos típicos da Serra e o famoso Apfelstrudel.

Além disso, o local tem uma vista privilegiada para o Vale do Quilombo, repleto por vales e montanhas.

A fabulosa loja de chocolates Caracol

Durante o seu passeio não se esqueça de conhecer a fabulosa loja de chocolates Caracol. Os cenários são lúdicos, que fazem até os adultos saírem da realidade.

Dessa forma, todos o espaço lembra um conto de fadas, indicado para toda a família e idades. O passeio pela loja funciona na modalidade de percurso e ao total são 6 ambientes.

Então, os 288 metros quadrados conta com a presença dos personagens: soldado chocolito, bailarina cacau e urso caramelo.

Bem no hall da entrada, o soldado chocolito estará te esperando, e uma sala de música, decorada com um lindo carrossel. Nesse espaço, está o mercado caracol, repleto de chocolates artesanais.

Biblioteca das receitas

Seguindo o passeio, você vai encontrar o urso caramelo bem na biblioteca das receitas. Onde há lanches e um delicioso chocolate quente esperando a sua visita!

Em suma, a loja por completo tem uma diversidade de produtos e uma linha completa para presentes, em caixa acartonadas ou então de cerâmica.

Onde ficam Gramado e Canela

Em primeiro lugar, é importante e, também, muito interessante, apontar onde fica ambas as cidades, Gramado e Canela, com suas fábricas de chocolate, para que você passe a ter em sua cabeça a ideia de onde as duas cidades estão de forma física no mundo.

Portanto, para ter ideia das distâncias e começar o seu planejamento para sua próxima viagem – ou primeira viagem, pela região sul do país – qual é a resposta para ‘onde ficam Gramado e Canela’?

Ambas as cidades ficam na região sul do país, mais especificamente no estado do Rio Grande do Sul em uma área conhecida como Região das Hortênsias, na Serra Gaúcha – uma comarca turística composta por outras cidades da região – ligadas pela RS 235.

No entanto, apesar de serem cidades fronteiriças, Gramado e Canela ficam em locais diferentes. Partindo da capital do estado, Porto Alegre, a primeira está a 125 km enquanto a segunda cidade, está a 130 km da capital.

Além disso, das duas cidades para outras grandes cidades do país, como Florianópolis, são 448 km, para Curitiba, 728 km, São Paulo, 1.118 km. As cidades para além da região sudeste, ficam todas a mais de 2.000 km de Gramado e Canela.

Como chegar nas duas cidades para visitar as fábricas de chocolate?

Agora que você sabe onde ficam as duas cidades, é muito mais fácil ter uma ideia de como chegar até lá, seja por meio de avião, ou pelas estradas, através de um carro ou ônibus.

De forma geral, você terá como melhor opção um voo de algum aeroporto de médio ou grande porte para o Salgado Filho, também conhecido como Aeroporto Internacional de Porto Alegre, ou do Aeroporto de Caxias do Sul, que fica mais próximo das cidades.

Entretanto, há uma série de motivos que fazem o viajante optar pela capital e não por Caxias do Sul: por conta da estrutura, facilidade nos serviços de translado e valor das passagens, as pessoas acabam optando pelo Salgado Filho, em Porto Alegre.

Há, no entanto, um voo direto para Canela, partindo da capital com duração de cerca de 20 minutos. Apesar disso, é algo sazonal, ou seja, ocorre em épocas específicas e é feito através de aviões de pequeno porte.

Contudo, se você deseja ir pela rota terrestre para a capital – e de lá para uma das duas cidades, terá de fazer uso das BR-101 e 020. No entanto, serão viagens longas, com vários pedágios e altas quantidades de horas de estrada mesmo partindo da região Sul.

Agora, você optou por um voo e desembarcar em Porto Alegre e quer ir para Gramado ou Canela? Fique tranquilo, que o próprio aeroporto é o seu ponto de encontro das mais diversas formas de fazer sua parcela final da viagem até seu destino.

Portanto, é no Salgado Filho que você encontrará um táxi ou uber, uma locadora de carros ou terá acesso a ônibus que levarão diretamente ao coração de Gramado e Canela. É lá, também, que os serviços Pré contratados de translado tem seu ponto de encontro.

Fábricas de chocolate: tradição de Gramado e Canela

fábricas de chocolate

A primeira fábrica de chocolate brasileira foi construída em Porto Alegre e, se chamava Neugebauer, em 1891, ou seja, a mais de 130 anos.

Desde então, grandes marcas chegaram no país e aportaram nas terras tupiniquins: a Lacta em 1912 e a Nestlé em 1916, desta vez em São Paulo. Também instalada no estado paulista, a Kopenhagen chegou em 1929 e, a Garoto no mesmo ano no Espírito Santo.

No entanto, apenas durante a década de 70 que as fábricas de chocolate voltaram ao Rio Grande do Sul e se instalaram, primeiramente, em Gramado. Foi chamada de Prawer, sobrenome do seu dono, Jayme Prawer.

A Prawer, logo foi seguida por outras fábricas: a Lugano em 1976 e a Planalto em 1977. Em 1982, a Caracol foi inaugurada em Canela e durante a década de 80 início da de 90 a região das duas cidades recebeu mais duas empresas: Gramadense e Floribal.

Com o passar do tempo, a região ficou conhecida não apenas pela produção de chocolate, mas pela produção de um produto muito saboroso e de qualidade. Através de lei federal, Gramado se tornou legalmente a Capital Nacional do Chocolate Artesanal.

Em 2001, a empresa e fábrica de chocolate Caracol se mudou de Canela para Gramado, iniciando uma produção própria de chocolate. Até então, ela recebia o chocolate de fora do país e não o produzia do zero.

As melhores Lojas de chocolate em Gramado

 A fama dos chocolates de Gramado é enorme e já se mesclou com outras características que chamam a atenção do público para a cidade.

No entanto, algo que só alguém que já experimentou um dos chocolates artesanais de lá (ou de Canela) sabe, é que o sabor, a qualidade dessas iguarias não é apenas boas, são tão incríveis ou até melhores que as dos melhores chocolates de todo o mundo.

Contudo, ao chegar na cidade a pergunta que você vai se fazer é: “Onde vou comprar meus chocolates?”. Afinal de contas, a cidade das fábricas de chocolates e dos próprios chocolates, deve ter um lugar, uma loja, para que você compre seus melhores produtos.

Portanto, a lista a seguir indica algumas das melhores lojas de chocolate de Gramado para você visitar antes, durante e após seus passeios pela cidade e suas maravilhas, ligadas ou não, à produção de chocolate.

  • Armazém Prawer, Av. Borges de Medeiros 2759, Centro de Gramado
  • Caracal Rua Coberta, Rua Madre Verônica 30, loja 01
  • Loja Borges, Av. Borges de Medeiros 2529
  • Conceito Store, na Av. Borges de Medeiros 2771, Centro de Gramado

As lojas estão ligadas as suas fábricas, no entanto, existem várias lojas que recebem os produtos de uma fábrica em especial, o que torna a escolha fácil e difícil ao mesmo tempo.

Portanto, na hora de escolher, tome essa listinha como uma base para sua experiência, mas não deixe de visitar as demais!

As melhores Lojas de chocolate em Canela

Assim como em Gramado, a cidade Canela, sua vizinha ‘menor’, tem suas fábricas e seus chocolates deliciosos sendo vendidos em pontos de compra oficiais.

No entanto, é importante o comentário sobre a procedência dos chocolates que você encontrará em Canela: é o mesmo dos de Gramado. Portanto, se estiver pelos lados da pequena Canela, vai poder aproveitar da mesma qualidade nos chocolates locais.

A lista a seguir conta com alguns nomes conhecidos e outros não. Contudo, ainda que o nome da loja seja diferente, ela será abastecida pelas mesmas fábricas famosas que produzem os melhores chocolates da região.

  • Loja Caracol, em frente a Catedral da Pedra de Canela
  • Loja temática Florybal,na Estação Campos de Canela, Centro da Cidade
  • Casa da Velha Bruxa, na Estação Campos de Canela, Centro da Cidade

Um detalhe que precisa ser levado em consideração por você, visitante e entusiasta a provador de chocolates, é que as duas cidades, Canela e Gramado, são realmente vizinhas e dividem praticamente um mesmo espaço.

Portanto, a avenida principal que liga as duas cidades, Borges de Medeiro, será um ponto importante para as fábricas e lojas de chocolates. Sendo assim, você estará frequentemente se deslocando por ela para visitar fábricas e lojas.

Chocolate de Gramado Marcas

Para conhecer as grandes marcas de chocolate de Gramado basta procurar pelas grandes e famosas fábricas locais. A tradição construída ano após ano aliou a qualidade da matéria base e criou uma aura de qualidade incontestável para essas fábricas e suas marcas.

Um detalhe muito importante que você precisa sempre ter em mente é que todos esses chocolates são feitos de forma artesanal. Portanto, quando você os comer, vai sentir um sabor caseiro e delicioso.

As principais marcas de chocolate que você vai encontrar em Gramado são:

  1. Florybal Chocolate Caseiro
  2. Planalto Chocolates
  3. Chocolate Gramadense
  4. Andrei Martinez
  5. Lugano Chocolates
  6. Prawer Chocolates
  7. Caracol Chocolates

Os chocolates aqui apesar de diferentes, gozam da mesma qualidade, principalmente quando as fábricas passaram a produzir seu próprio chocolate – e não comprando-o de fornecedores. A pioneira nesta mudança foi a marca Caracol.

Chocolate de Canela Marcas

Enquanto isso, quando você busca pelas marcas de chocolate famosas de Canela, pode se surpreender com o que vai encontrar. No entanto, apesar dessa surpresa inicial, vai logo perceber o motivo de ser assim.

Agora você deve estar se perguntando “o que é que vou encontrar de tão diferente assim?” E, a resposta para essa pergunta é simples: nada. Você vai encontrar apenas as mesmas fábricas, lojas e marcas que encontraria em Gramado.

Isso se dá por dois grandes motivos:

Primeiramente, porque as duas cidades não são apenas vizinhas, mas fazem fronteiras uma com a outra. Como já comentado anteriormente, estão ligadas por uma rua principal que é cercada pelas fábricas, lojas e, por conta disso, das próprias marcas.

O segundo motivo é que algumas fábricas estão divididas entre as cidades e, ambas, possuem dezenas de lojas das mesmas marcas. Ou seja, o que você encontrar em Gramado, vai encontrar, também, em Canela.

O segredo dos chocolates artesanais de Gramado e Canela

A qualidade dos chocolates artesanais de Gramado e Canela vem de uma tradição de mais de 40 anos de produção ininterrupta da iguaria que se popularizou no mundo apenas no século 19.

No entanto, entre os valores de qualidade e sabor que sempre foram levados em consideração pelas fábricas e, aplicadas a seus produtos em suas lojas, o que elevou o nome de sua marca a um consenso nacional de qualidade, há um algo a mais.

Na verdade, dois. O primeiro é o amor ao trabalho de fazer o chocolate mais saboroso que o Brasil possui, conhecido em todas as regiões, com milhares de fãs e outros milhares que anseiam pela oportunidade de experimentá-lo.

Contudo, o segundo é um diferencial que apenas os chocolates de Gramado e Canela possuem. Um certificado de qualidade com 200 páginas de exigências para testá-la e, separar o joio do trigo, as verdadeiras marcas de qualidade das demais.

O nome do certificado é a Indicação de Procedência (IP) a partir de uma Indicação Geográfica (IG) que, em um resumo simplificado, determina a procedência e qualidade dos chocolates da região.

Portanto, um chocolate comprado com o selo, além de estar na região de Gramado e Canela, possuirá a qualidade esperada dos demais. E o que isso quer dizer? Quer dizer que você terá o melhor que é possível produzir. O bom do bom. Aquilo que você espera.

Exigências para o Selo de qualidade

Para que uma fábrica e, por conta disso a marca de chocolate, receba o selo de qualidade proposto, ela precisa cumprir uma série de exigências descritas em cerca de 200 páginas de regulamento.

Portanto, este documento determinará, por exemplo, padrões de higienização das indústrias, formas de produção e características do chocolate.

Alguns bons exemplos dessas exigências são:

  1. O chocolate ao leite com o selo terá de ter ao menos 34% de cacau, enquanto a legislação brasileira define 18% para os produtos em geral.
  2. A conchagem, que é a primeira etapa de produção do chocolate, quando é feita a mistura dos ingredientes, terá de ter, no mínimo, seis horas. Hoje, diz o presidente da Achoco, há indústrias que fazem isso em duas horas. Ele ressalta que esse processo é importante para regular a acidez do cacau e é melhor quando feito por um tempo maior.
  3. O refino do chocolate é a segunda etapa da produção e deverá ter ao menos três horas para os produtos com o selo, enquanto há casos em que isso é feito em meia hora. Mais uma vez, o tempo mais longo traz um produto de maior qualidade, conforme Luz. Isso porque esse processo serve para que todos os ingredientes se misturem, formando uma massa única.
  4. As empresas deverão passar por duas inspeções anuais: uma agendada e outra feita aleatoriamente, para garantir que elas estão seguindo o padrão no dia a dia e não apenas se preparam para o momento da vistoria.

Após determinações como essas, o selo garante que, além da dedicação e amor das fábricas e lojas locais, diretrizes técnicas garantam a qualidade que já era encontrada nos produtos diversos que são feitos por elas.

Produtos esses que são vendidos em forma de: barras, ramas, bombons, trufas e as drágeas feitas de chocolate ao leite, chocolate branco, chocolate meio amargo e chocolate amargo, todos com massa de cacau inteiramente produzida em Gramado e Canela.

Resumidamente, essas são as 6 fábricas de chocolate em Gramado e Canela que estão esperando pela sua visita! Gostou do conteúdo sobre as fábricas de chocolate? Então, aproveite para ler também 👉 Onde tomar chocolate quente em Gramado!

Trends