15 atrações turísticas no Rio de Janeiro para conhecer


Quais são as melhores atrações turísticas no Rio de Janeiro? O que fazer além das praias e do cristo redentor? De fato, a cidade é imensa e há muitos lugares para conhecer.

Anúncios

As maiores atrações estão na zona sul, que é a região mais segura da metrópole do litoral. Onde é possível passar com mais calma e admirar toda a beleza e cultura que o rio tem a oferecer.

Pensando nisso, fizemos um top list com 15 as melhores atrações turísticas no Rio de Janeiro, confira!

1 – Cristo Redentor

Antes de tudo, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro é o símbolo principal tanto da cidade, quanto do nosso país. A estátua de Jesus Cristo mede 38 metros e fica no morro do Corcovado.

Anúncios

Sem sombra de dúvidas, é a maior atração turística do Rio de Janeiro e faz parte da lista das 7 maravilhas do mundo moderno. Além disso, no topo é possível ver toda a cidade com uma vista deslumbrante!

2 – Pão de açúcar

Já o Pão de açúcar é um dos passeios mais divertidos da cidade, a atração é formada por dois morros: Urca e Pão de açúcar. Desta maneira, nele o turista viaja em teleféricos aéreos com 2 trajetos.

Assim, a vista de cima é incrível e uma outra opção de passeio pelo Pão de açúcar é o bondinho. No entanto, para embarcar é necessário ir até a estação da Praia Vermelha.

De cima, o turista consegue ver toda a Baía de Guanabara!

3 – Jardim Botânico

Em terceiro lugar, o Jardim Botânico está localizado na zona sul da cidade. No entanto, não há estações de metro para chegar na região. Sendo assim, é preciso ir de carro ou ônibus.

Aliás, é uma das atrações mais visitadas e possui a área mais verde de toda a cidade do Rio Janeiro.

Além disso, o lugar já foi cenário de várias novelas e filmes. Mas, o que mais desperta atenção, são os exemplares de plantas. Pois são diversas espécies. Inclusive, o corredor é repleto de palmeiras imperiais que foram plantadas a pedido de D. Pedro II.

Também, as ruínas da antiga fábrica de pólvora, antes do império, pode ser visitada. Ainda, nessa região o turista passa por vários pontos incríveis, como por exemplo:
-Floresta da Tijuca;
-Cascatinha de Taunay;
-Açude da solidão.

4 – Museu do amanhã – uma das atrações turísticas do Rio de Janeiro mais visionárias!

O Museu do amanhã é uma das atrações turísticas no Rio de Janeiro mais visionárias! O monumento foi inaugurado em 2015 e se tornou um dos passeios mais favoritos dos turistas.

Isso porque a arquitetura é incrível e ainda proporciona uma vista espetacular da Baía de Guanabara. Além disso, conta com exposições futurísticas sobre o que fazer para ajudar o planeta.

Também, o museu de ciências aplicadas explora diversas oportunidades e desafios que a humanidade deverá enfrentar. Outro ponto a evidenciar, é que o local já recebeu mais de 4 milhões de visitantes desde a inauguração.

Atualmente, no Museu do Amanhã o grande destaca é a “Pandemia e a visão do futuro”. Pois, há uma pesquisa realizada pelo museu que traz uma percepção de como será o futuro, diante do cenário atual que estamos vivendo.

5 – Floresta da Tijuca

Em quinto lugar, se você é amante da natureza é dever marcar presença na Floresta da Tijuca. Isso porque há lindos mirantes, ar puro e cachoeiras lindas!

Aliás, a região também é reconhecida como o coração verde da cidade e, de fato, é uma das maiores florestas urbanas do mundo. O espaço foi criado em 1861 pelo imperador Pedro II.

Além disso, o coração verde do Rio une as atrações como o Pico da Tijuca, Pico do Papagaio e a cascatinha de Taunay. O local é preservado pela mata atlântica e rodeado de pássaros, plantas nativas e árvores frutíferas.

Desta maneira, o Pico da Tijuca é o ponto mais alto do parque, com cerca de 1022 m de altura. Quem deseja conhecê-lo é preciso acessar uma trilha que começa na Estrada da Cascatinha.

Lá de cima, o visitante consegue ter uma visão panorâmica da cidade, desde a zona norte até a zona sul. Ainda é possível encontrar grutas, cachoeiras e lagos espalhados pela região.

6 – AquaRio – uma das atrações turísticas no Rio de Janeiro que você não pode perder!

O AquaRio é uma das atrações turísticas no Rio de Janeiro que você não pode perder! Pois, é o maior aquário de toda a América do Sul, além disso, faz parte do projeto de revitalização do porto maravilha.

No aquário há inúmeros tanques repletos de peixes e crustáceo, abrangendo, deste modo, uma diversidade enorme de espécies marinhas. Ainda, o local é aberto ao público todos os dias.

Outro ponto que merece destaque é o número de animais aquáticos presentes na atração turística do Rio. Pois são cerca de 5 mil distribuído em 4,5 milhões de litros de água.

7 – Parque das Ruínas

Em sétimo lugar, o Parque das Ruínas esta situado no bairro Santa Teresa e chama atenção pela incrível vista da cidade. Assim, o parque oferece ao visitante uma visão de 360 graus da metrópole do litoral.

Além disso, o ponto é um centro cultural que abriga várias exposições e apresentações. Como o nome já diz, o lugar envolve as antigas ruínas da casa de Laurinda Santos Lobo. (Uma famosa aristocrata do século XIX).

O casarão é completamente preservado e disponibiliza uma vista linda da cidade.

No entanto, para chegar no Parque das Ruínas é pegando o Bondinho de Santa Teresa. Sendo assim, basta apenas ir ao terminal próximo ao lago carioca e pedir para descer no Lago do Curvelo.

8 – Pedra Bonita

Em seguida, a oitava atração turística no Rio de Janeiro é a famosa Pedra Bonita. O ponto está situado no Parque Nacional da Tijuca, entre a Pedra da Gávea e os bairros São Conrado e Barra da Tijuca.

Vale a pena destacar que o ponto turístico da cidade maravilhosa é ponto de encontro para quem ama parapente e asa-delta. Assim, se você encontrar um instrutor lá é possível fazer voo ao ar livre.

Ainda, de cima da Pedra Bonita consegue-se ver o morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea e a Praia de Conrado.

9 – Pedra do Telégrafo

Já a Pedra do Telégrafo ficou conhecida pelo “o truque da fotografia”, pois quem está em cima transparece que está a beira de um precipício. Mas na verdade, trata-se apenas de um ângulo ao fazer o clique da foto.

Após algum tempo, o mistério foi desvendado e é a região mais procurada para fazer trilhas e entrar em contado com a natureza. Aliás, a melhor opção para o passeio é em grupo, através de um tour particular, pois é mais seguro.

10 – Passeio de barco pela Baía de Guanabara

A cidade maravilhosa possui também um tour incrível aos visitantes: o passeio de barco pela Baía de Guanabara. A viagem mostra os ângulos mais incríveis do Rio de Janeiro e ainda oferece bebidas e aperitivos a vontade.

Além disso, o roteiro passa por várias praias, fortes no meio do mar, Pão de Açúcar e ainda faz uma parada para dar aquele mergulho!

Acima de tudo, o passeio de barco pela Baía de Guanabara explora os principais pontos turísticos e histórico da cidade. Há também um guia turístico que fala as mais importantes informações e curiosidades, deixando a atração ainda mais interessante.

11 – Forte de Copacabana

O Forte de Copacabana é considerado uma área militar e foi construído no início do século XX. Desta maneira, o Brasil impedia que os navios inimigos invadissem a entrada da Baía de Guanabara.

O monumento está situado sobre uma ponta de pedra, encravada no mar. Além disso, é um ponto turístico muito visitado e conta com o museu histórico do exército.

A vista do Forte é linda, mostrando a Praia de Copacabana, o Leme e também a Praia do Arpoador.

12 – Confeitaria do Colombo – o ponto turístico de dar água na boca no Rio de Janeiro.

Quando chegar no Rio vale muito apena conhecer a Confeitaria do Colombo o ponto turístico de dar água na boca. O estabelecimento, do centro, foi fundado em 1894 e faz parte do Patrimônio Cultural e Artístico do Rio de Janeiro.

Confeitaria do Colombo no Forte de Copacabana

Já a Confeitaria do Colombo no Forte de Copacabana é um dos pontos mais antigos e clássicos da região. No entanto, é bem diferente da confeitaria do centro, que possui uma arquitetura antiga e história.

Mas, o estabelecimento em Copacabana não deixa a desejar, pois oferece um café da manhã delicioso com uma linda vista para o mar. O local é bastante visitado, por esse motivo é bom garantir a sua mesa antes, assim que o Forte abrir.

Aliás, O café da manhã é bem completo e inclui na refeição:
-iogurte;
-granola;
-suco;
-café;
-cesta com diversos tipos de pães;
-bolos;
-frios;
-geleias industriais.

13 – Morro dois irmãos

O Morro dois irmãos pode ser avistado da praia de Ipanema e Leblon. A região possui 2 picos diferentes e para chegar na região o acesso é pelo Morro do Vidgal.

Antes de tudo, o destino inicia-se na Avenida Niemeyer e é necessário pegar um táxi na subida do morro. Ou então, você pode subir caminhando na trilha, que é de aproximadamente 750 metros e é fácil de fazer.

14 – Parque Natural Municipal da Catacumba

Bem no início do século XX, a região onde hoje é o Parque Natural Municipal da Catacumba era uma chácara. Aliás, o local pertencia à baronesa da Lagoa Rio de Freitas.

Além disso, há inúmeras trilhas para fazer, cheia de árvores, plantas, esculturas e vistas panorâmicas, principalmente da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Um fato curioso, é o nome do local que foi batizado por causa da relação com os cemitérios indígenas, existente na região. A entrada é gratuita e o parque é bem estruturado para receber visitantes. Pois, o Parque da Catacumba possui banheiros em boas condições e até conveniência.

Inclusive pode fazer piquenique, mas é preciso respeitar todas as regras de conservação do meio ambiente.

Trilha

A trilha do parque tem em torno de 600 metros e o passeio ao ar livre dura aproximadamente 30 minutos, até chegar no topo. Toda a estrada é sinalizada e autoguiada.

Mirante o Urubu – uma das atrações turísticas no Rio de Janeiro que contempla a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Cristo Redentor.

Dentro do Parque Natural Municipal da Catacumba, o Mirante do Urubu é um ponto turístico que chama bastante atenção. Pois, no topo é possível ver a Lagoa Rodrigo de Freitas e do Cristo Redentor.

Também há um deck de madeira com cabos para apoio e bem próximo ao local o visitante pode fazer rapel. A prática esportiva é de aproximadamente 40 metros de altura e 190 metros de altitude.

Mirante do Sacopã

Outro ponto dentro do parque é o Mirante de Sacopã que está no topo da trilha. Aliás, ao chegar nesse destino você verá:
-o estádio do Remo da Lagoa;
-o Jardim Botânico;
-uma parte da Lagoa Rodrigo de Freitas;
-o morro dois irmãos;
-pedra da Gávea;
-praia do Leblon.

Já no fim do portão há lindos jardins e 32 esculturas para ser apreciadas!

15 – Mureta da Urca

Finalmente, chegamos ao destino final! A décima quinta indicação desse top list é a Mureta da Urca. A mureta mais famosa da capital tem esse nome porque fica bem em frente ao Bar da Urca e serve pasteis deliciosos e suculentos.

Além disso, o destaque da região está no pôr-do-sol que se despede atrás do corcovado. Aproveita a ocasião para curtir uma vista inesquecível, comendo um pastel e uma cerveja geladinha ao ar livre.

Finalizando o assunto

Em suma, essas são o top list com as 15 atrações turísticas no Rio de Janeiro para incluir no roteiro. Não sabe ainda onde ficar? Também temos as melhores indicações, confira os resorts mais confortáveis e paradisíacos do Rio de Janeiro. Faça o roteiro da sua viagem e já reserve o seu quarto!

Trends