Turismo em Porto de Galinhas – Conheça o Paraíso de Ipojuca PE

Saiba agora como é o Turismo em Porto de Galinhas e conheça tudo sobre o paraíso de Ipojuca, interior de Pernambuco.

Anúncios

O Turismo em Porto de Galinhas começou a partir dos anos 90 e desde então atrai visitantes de todos os cantos do nosso país e do exterior. Praia, águas cristalinas, sossego e cenários paradisíacos são garantidos.

Na Vila existem diversas opções de pousadas, a praia e piscinas naturais ficam bem próximos ao centrinho. A região é movimentada o dia todo e encontrar um lugar vazio para fotos é quase impossível.

Quer saber mais sobre o destino? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre como  é o Turismo em Porto de Galinhas e o que não se pode deixar de fazer durante o seu passeio. Confira!

Anúncios


Onde fica Porto de Galinhas e como chegar no Paraíso?

Ao contrário do que muitos pensam, Porto de Galinhas não é uma cidade, mas sim uma pequena vila no interior de Pernambuco no nordeste. O distrito – como muitos moradores chamam – faz parte da cidade de Ipojuca, em Pernambuco, e tem cerca de 49,6 km de distância da capital Recife.

O principal ponto de acesso é pelo Aeroporto Internacional Guarapes, em Recife. De lá, o caminho segue pela estrada, por meio da BR 101 com duração de aproximadamente 50 minutos de viagem. Existem várias opções para chegar ao seu destino como Uber, carros alugados e transfer.

Inclusive, no desembarque são inúmeros motoristas esperando os turistas e alguns taxistas até oferecem viagem por preço de Uber. Ou seja, podemos dizer que é praticamente impossível você ficar perdido no aeroporto de Recife e esperar horas por um transporte.


Por que Porto de Galinhas tem esse nome?

A história da origem de Porto de Galinhas, não é tão bonita quanto parece, pois o motivo é por conta da escravidão e o desembarque ilegal nas margens do mar. Antigamente por volta do século 15, a região era conhecida por Porto Rico devido à produção de açúcar e uma grande  exportação de Pau-Brasil.

Logo, quando chegou a proibição da escravidão na Europa, os portugueses acharam uma maneira de burlar o sistema. Desde então, a região se tornou o principal palco de comercialização de escravos ilegais no nosso país. A maioria deles viajavam em navios cargueiros, escondidos embaixo das galinhas de Angola e os portugueses anunciavam a chegada pelo código “Tem galinha nova no Porto”.

Com o passar do tempo, o nome pegou e a região ficou conhecida como Porto de Galinhas, a partir dos anos 90 o local se tornou um ponto turístico. O lugar foi eleito pela revista Viagem e Turismo, da editora Abril, por 10 vezes consecutivas como a melhor praia do Brasil. 


Como é o Turismo em Porto de Galinhas?

Uma das principais fontes de renda do município de IPOJUCA é o turismo, provavelmente só com essa informação você já deve imaginar como é o Turismo em Porto de Galinhas. A Vila por completo é rodeada por pousadas, casas para alugar e alguns hotéis à beira-mar.

Tanto no centrinho como na praia principal, a situação mais comum é você encontrar alguém vendendo alguma coisa e existe de tudo! Todos os dias são movimentados e uma raridade é conseguir encontrar a praia ou a vila deserta. 

Porto de Galinhas tem uma infraestrutura completa para atender aos clientes, são diversos bares, restaurantes, lojas, bancos, agências de turismo e até um restaurante sofisticado no topo do farol para celebrar momentos especiais.

Muitos turistas costumam aproveitar o embalo e conhecer os pontos turísticos da região, como passeio para Praia dos Carneiros, Maragogi, Recife e Olinda, entre outros. Geralmente os pacotes são comercializados no centro e na praia, o responsável pelo passeio pega os turistas diretamente na pousada.


O que não se pode deixar de fazer em Porto de Galinhas?

A vila turística de IPOJUCA é recheada de atrações turísticas e se você for despreparado, vai perder muitas aventuras, como aconteceu comigo durante a viagem. Mas, o legal de tudo é que eu consegui explorar bastantes lugares e descobrir muita coisa nova. Então, durante o seu passeio você precisa fazer uma parada nos seguintes pontos turísticos:

Passear pelo centrinho de Porto de Galinhas

O centrinho de Porto de Galinhas é um dos principais pontos de acesso para as praias e piscinas naturais, também é o lugar onde você encontra os melhores bares e restaurantes. Fora isso, as ruas ladrilhadas e coloridas vão encantar os seus olhos, afinal o lugar por completo é decorado por galinhas, jangadas, capelas e rendem muitas fotos bonitas para guardar de recordação.

Mergulhar nas piscinas naturais

De fato, as piscinas naturais são o lugar mais almejado da viagem, no entanto, é preciso ficar de olho na maré. Pois, quando ela está alta cobre todo o cenário e as ondas costumam ser um pouco fortes. O principal ponto de acesso é pela praia de Porto de Galinhas e de lá o trajeto segue por meio de jangadas.

Curtir o mar da praia de Porto de Galinhas

O mar da Praia de Porto de Galinhas com certeza vai deslumbrar os seus olhos, pois é estonteante. A orla da praia é cheia de barracas, guardas sóis e muitos vendedores ambulantes.

Já a água do mar é bem quentinha e durante a maré baixa são cristalinas, perfeitas para mergulhar e relaxar. Geralmente,  onde ficam as piscinas naturais o local é mais agitado, cheio de turistas, jangadas e pedras entre as águas. As orlas mais distantes  são mais calmas, com uma faixa de areia mais extensa e sem pedras.

Fazer uma caminhada pela praia de Maracaípe

A praia de Maracaípe fica ao lado da Praia de Porto de Galinhas e é pouco frequentada, devido às ondas fortes,  se você gosta de surfar, o lugar é bem propício.  Agora, caso você não curta um mar agitado, uma caminhada na orla é maravilhoso. Isso porque Maracaípe é bem sossegado, perfeito para descansar e ouvir o som do mar. 

No trajeto, você também encontra vários pontos para foto, como o coração de Maracaípe, coqueiros e até mesmo um altar de casamento. 

Visitar o Pontal de Maracaípe

Este é um dos lugares de Porto de Galinhas pouco divulgado pela internet e eu achei por acaso durante a minha caminhada. No final da praia você encontra o Pontal de Maracaípe com uma orla bem tranquila e pouco frequentada. 

Existem duas partes: uma com ondas, propícia para banhos e uma extensa faixa de areia e outra sem ondas alguma em forma de lago. Ambas são maravilhosas para tomar banho, relaxar e beber uma água de côco. 

No Pontal você encontra barracas e vendedores ambulantes, mas não tem restaurante aos arredores. Então, se sua intenção for passar o dia leve  comidas leves, como lanches naturais e frutas.

Passeio na Praia dos Carneiros

De acordo com alguns moradores, a Praia dos Carneiros era um destino escondido com poucas visitações. O lugar ficou famoso recentemente e atualmente existem belas pousadas com vistas para o mar.

A Praia faz parte do município de Tamandaré, próximo a Ipojuca, normalmente os passeios são em forma de excursões e o responsável busca os turistas na pousada até ao ponto de embarque. Depois, o trajeto segue pelo mar por meio da chalana, com paradas em todos os pontos turísticos como a Igrejinha de São Benedito, banho de argila e piscinas naturais.

Reserve um tempo para conhecer as praias do Cupe, Muro Alto e Maragogi

maragogi
Praia de Maragogi | Reprodução: @kesiakassada

Faça o que eu não fiz! O tempo em Porto de Galinhas é escasso e passa voando, portanto reserve um tempo para conhecer as praias do Cupe, Muro Alto e Maragogi. 

O Muro Alto e a Praia do Cupe ficam um pouco distante do centrinho do Porto e você consegue chegar lá de carro, uber ou passeio de Bugue. Já o principal modo de chegar em Maragogi é por meio dos passeios vendidos na praia, como o pacote para praias dos carneiros.


O que você deve saber antes de ir a Porto de Galinhas

Muito se fala nos pontos turísticos, praias paradisíacas, piscinas naturais, entre outros. Mas existem alguns detalhes importantes a se saber para não ter a viagem frustrada. Por sorte, eu separei alguns itens importantes, veja só!

👉Porto de Galinhas escurece cedo

Se você é do interior paulista, certamente vai sentir essa diferença na pele! No Porto de Galinhas o nascer e  pôr do sol acontecem bem cedo. Lá pelas 7 horas da manhã o sol está raiando bem forte e as 16:00 hs começa a entardecer, às 18:00 horas já é praticamente noite, então, para aproveitar o seu dia acorde bem cedo!

👉A região é muito quente

A região é muito quente, mesmo em dias nublados e de chuva! Os dias de sol são maravilhosos, mas é preciso ter muito cuidado com a pele. Use o protetor solar frequentemente para não ter queimaduras e  tem um detalhe: você vai ficar bem bronzeado mesmo que as suas idas ao sol sejam poucas.

👉A maré muda bem rápido

A maré costuma mudar muito rápido e tem um período de 6 horas. Portanto, não marque o seu passeio às piscinas naturais para o dia seguinte, aproveite o hoje e siga atentamente a tábua das marés. Uma dica é observar o lugar de cima do farol, onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a região.

👉Prever o tempo é quase impossível

Com os dados na internet, vemos que a temporada de chuva começa no outono e no inverno. Porém, conseguir prever o tempo é algo quase impossível, isso porque a meteorologia em um determinado dia pode prever chuva o dia inteiro e acontecer um sol maravilhoso e vice-versa. 

Ou seja, durante a sua estadia, tudo pode acontecer e a chuva é muito comum, um vai e vem. No mesmo instante pode estar sol e 5 minutos depois chover, ou você pode acordar em um dia chuvoso e em poucas horas aproveitar um dia de sol.

👉Você encontra fotógrafos por toda a parte

Seja no centrinho, na praia ou nos passeios você encontra vários fotógrafos e em alguns casos as fotos saem perfeitas. O custo é bem baixo, alguns chegam a fazer 5 fotos por R$10,00.

👉Algumas fotos podem não sair conforme o esperado

Por mais que haja fotógrafos por toda a parte, algumas fotos não podem sair conforme o esperado, como acontece nos passeios às piscinas naturais. 

Uma das fotos que a maioria dos turistas almejam são as dos corais nas piscinas, mas às vezes pode acontecer de as fotos não ficarem muito nítidas. Portanto, o ideal é comprar uma capinha protetora para fotografar debaixo d’água e não perder essa recordação.

👉Deixe para comprar roupas de banho no centrinho de Porto de Galinhas

Outro detalhe que você precisa saber é com relação aos trajes de banhos, deixe para comprá-los direto em Porto de Galinhas. Na vila existem várias lojas com peças maravilhosas e com um bom preço.

👉Guarde dinheiro para compra de artesanatos

Um fator fundamental do turismo em Porto de Galinhas envolve os artesanatos da cultura local. Vai ser impossível olhar uma barraquinha ou vitrine de uma loja e não se apaixonar. Afinal, você encontra peças lindas de decoração – incluindo panelas e talheres –  a maioria envolvendo galinhas e jangadas. 


Conclusão

O turismo em Porto de Galinhas é perfeito! Por todos os lugares você encontra cenários paradisíacos, com águas cristalinas e quentinhas. Se eu pudesse resumir a viagem em uma frase, ela seria: “eu não sei parar de te olhar”. É impossível conseguir parar de olhar e admirar a perfeição deste local.

Por mais que a praia seja muito movimentada, não existe lixo jogado na orla e no mar, bem diferente do que acontece nas praias de São Paulo. Isso foi algo que me admirou muito e todos deveriam se conscientizar. Além do mais, os nordestinos são pessoas educadas, carismáticas e sempre auxiliam os turistas em tudo.

Gostou de saber sobre o destino? Então aproveite agora  mesmo para conhecer os melhores pacotes turísticos para Porto de Galinhas. Clique no botão abaixo e confira todos os detalhes das principais agências do Brasil!