Minas Gerais Ouro Preto – Um destino inspirador

Saiba tudo sobre Minas Gerais Ouro Preto, veja onde fica, como chegar e conheça a cultura e história desse destino encantador.

Anúncios


Minas Gerais Ouro Preto com certeza é um dos destinos mais inspiradores do Brasil.

Palco de uma ampla obra de arte e cultura, a região se destaca por ser um dos objetos de estudo no mundo inteiro. Já que, a cidade faz parte da história do Brasil e da arte barroca, tendo o maior acervo de Aleijadinho.

Então, se você busca um lugar para expandir os seus horizontes, continue com a leitura e descubra tudo sobre esse destino encantador. Veja só o que você vai conferir ao longo desse texto:

Anúncios

  • Onde fica Ouro Preto;
  • Como chegar em Ouro Preto;
  • Cultura de Ouro Preto;
  • História de Ouro Preto;
  • Curiosidades de Minas Gerais Ouro Preto;
  • Turismo em Minas Gerais Ouro Preto.
Minas Gerais Ouro Preto - Um destino encantador
Minas Gerais Ouro Preto – Um destino Encantador | Reprodução: @Fabi C by Pinterest

Onde fica Ouro Preto?

A cidade de Ouro Preto está localizada no estado de Minas Gerais, bem na região central.

Inclusive, o interior de Minas abriga os mais importantes acervos da arte e arquitetura da era Colonial no Brasil.

Assim, os casarios e as montanhas tomam conta do charme do município e um dos monumentos principais são as igrejas. Onde, os altares são banhados em ouro e as imagens sacras têm o estilo barroco e rococó.


Como chegar em Ouro Preto?

O aeroporto mais próximo de Ouro Preto é em Belo Horizonte, capital. A partir daí o trajeto segue via carro ou ônibus rodoviário.

A viagem de carro, tem um trajeto de aproximadamente duas horas e o melhor percurso é pela BR – 356.

Já saindo do Rio de Janeiro, o trajeto segue pela BR-040 e de São Paulo pela BR-381 até Belo Horizonte – depois a viagem segue pela BR-356 até a cidadezinha de Ouro Preto.


Cultura de Ouro Preto

Você já deve ter percebido que Ouro Preto é uma cidade história, não é mesmo?

Então, nada de chegar à região sem conhecer a cultura e a história desse local tão peculiar.

Aliás, é exatamente isso o que veremos a seguir!

Antes de mais nada, já vamos adiantando que Ouro Preto faz parte do Patrimônio da Humanidade – pela Organização das Nações Unidas para a Educação – desde 1980.

E não é para menos, afinal, o município do interior de Minas tem o maior conjunto de arquitetura barroca do país. Além de diversas igrejas esculpidas por Aleijadinho e Ataíde.

Por ter sido palco da Inconfidência Mineira – Minas Gerais Ouro Preto tornou-se objeto de estudo no Brasil e no mundo – isso devido aos grandes nomes das lutas que fizeram parte da revolta.

Desde então, a antiga prisão foi conservada e hoje funciona como o “Museu da Inconfidência”.

Nos termos de cultura, outro ponto que merece atenção são as vinte igrejas históricas do século 18 com obras de arte do estilo barroco e rococó, que se tornou objeto de observação e estudo dos amantes de arte do mundo todo.

Além disso, todos os anos acontecem festivais culturais, como o Festival de Inverno e Mariana do Fórum de Artes.


Ouro Preto História

Ouro Preto foi fundado por bandeirantes em 1711 e se tornou uma das principais áreas do ciclo do ouro. Em 8 de julho do mesmo ano a região foi batizada por Vila Rica de Albuquerque.

Já o apogeu econômico em decorrência da exploração do ouro, aconteceu em 1730 a 1765, período em que a cidade histórica foi consolidada como centro urbano.

Na história, o destaque está no Palco da Inconfidência Mineira – o principal movimento de contestação à Portugal. Onde a traição de um dos integrantes fez a Coroa Portuguesa descobrir a conspiração em Vila Rica.


Curiosidades de Minas Gerais Ouro Preto

Ouro Preto foi batizada por esse nome em maio de 1823

O primeiro nome da cidade foi Vila Rica e o batismo no nome Ouro Preto aconteceu só em maio de 1823. De acordo com a lenda, a escolha do nome foi porque alguns exploradores encontraram pedras de granito dentro do rio da região.

A cabeça do Tiradentes sumiu e ninguém soube do paradeiro

Joaquim José da Silva Xavier foi enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro por causa da traição à coroa portuguesa. Na época, a cabeça de Tiradentes foi exposta na praça e a intenção era que ela fosse decomposta com o tempo.

No entanto, não foi bem isso que aconteceu! Pois, depois do primeiro dia de exposição, a cabeça de Tiradentes sumiu e até os dias de hoje não se sabe o paradeiro.

No século 18, Ouro Preto era a vila mais desenvolvida da Colônia

O período do século 18 foi quando Ouro Preto viveu o seu apogeu populacional. A vila se transformou em uma pequena Metrópole e a população branca saltou de 0 a 30 mil em apenas meio século de existência.

Em 2 de Setembro de 1980, Ouro Preto foi declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade

A pequena cidade de Minas é alvo de cultura e foco de estudo pelo mundo todo.  E foi em 2 de setembro de 1980, que Ouro Preto foi declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Os oratórios eram construídos nas ruas por causa dos medos de assombrações que os moradores possuíam

Ainda no século 18, a população se via assombrada e a igreja Católica acabou por permitir a construção de oratórios em casa e na rua. Para que os moradores pudessem fazer suas preces mais facilmente.


Turismo em Minas Gerais Ouro Preto

Belas igrejas, comida mineira, arte e cultura, assim é a cidade de Ouro Preto Minas Gerais. Na parte de ecoturismo também a região não deixa a desejar e existem belos mirantes e trilhas para fazer.

As 20 igrejas em Minas Gerais Ouro Preto

As 20 igrejas em Minas Gerais Ouro Preto
As 20 igrejas em Minas Gerais Ouro Preto | Reprodução: Gazeta do Povo

De fato, a parte de turismo que mais merece destaque em Minas Gerais Ouro Preto são as 20 igrejas, que na verdade são uma verdadeira Obra de Arte Barroca.

Todas as igrejas têm uma obra de arte especial para encantar os olhos dos turistas. No entanto, em muitos casos não é possível fotografar e é cobrado uma taxa de entrada.

Museus em Minas Gerais Ouro Preto

Museus em Ouro Preto Minas Gerais
Museus em Minas Gerais Ouro Preto | Reprodução: Abrace o Mundo

Como já mencionamos, a “região de Tiradentes” é palco de movimento cultural. E não existe nada mais delicioso do que conhecer o museu da cidade se deslumbrar com a história e a cultura desse povo.

Minas de Ouro

Minas de Ouro
Minas de Ouro | Reprodução: Felipe Santos Mineiros na Estrada

Ainda quando se fala em turismo em Ouro Preto, uma atração importante são as antigas Minas de Ouro da Vila Rica. Até hoje, os turistas têm a oportunidade de conhecer as minas de onde eram tiradas as pedras preciosas.

Parques naturais em Minas Gerais Ouro Preto

Parques Naturais em Minas Gerais Ouro Preto | Reprodução: Passeios. Org

Em Ouro Preto você também encontra diversos parques naturais para respirar o ar puro, relaxar e recarregar as energias. Entre eles, a parada obrigatória está no Parque Estadual do Itacolomi e o Parque Municipal das Andorinhas.

Floresta Uaimii

Floresta Uaimii
Floresta Uaimii | Reprodução: Trip Advisor

Depois da sua visita cultural em igrejas e museus, de uma passada pela Floresta Uaimii. O local faz parte do Distrito de São Bartolomeu e é a primeira reserva natural do estado de Minas Gerais.

As belas cachoeiras e vegetação da Mata Atlântica tomam conta da Floresta e o acesso aos pontos turísticos é por meio de trilha.

Então, se você aprecia o ecoturismo também vai se amarrar nas terras de Ouro Preto.

Cachoeiras em Minas Gerais Ouro Preto

cachoeiras
Cachoeiras em Ouro Preto | Reprodução: Turismo Ouro Preto

Finalizando o roteiro sobre o Turismo em Minas Gerais Ouro Preto, não podemos deixar de mencionar sobre as lindas cachoeiras da cidade. As quedas d’agua mais famosas encontram-se no Parque Estadual Itacolomi, Parque das Andorinhas e na reserva florestal.


Conclusão

“Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais” – não é atoa que esse dialeto caiu na popularidade nacional. Afinal, cada pedacinho do estado tem uma beleza única.

E, o que dizer de Minas Gerais Ouro Preto então? Uma das cidades mais culturais no nosso país e do mundo. Palco de história, obras de arte e belezas naturais.

Se você deseja conhecer Ouro Preto, na região existem várias novidades para serem descobertas. Não se esqueça de visitar os museus, igrejas e a antiga mina.

Aliás, uma das paradas obrigatórias também está nos Parques e Florestas da região. Um pouco de ar puro vai o ajudar a recarregar as suas energias.

Gostou desse conteúdo? Então, vamos conhecer mais um destino de Minas? Aproveite a oportunidade e leia também “O que fazer em Monte Verde? Tudo sobre o Destino”

Booking.com